Vice-presidente Geraldo Alckmin e governador Brandão participam do lançamento da pedra fundamental de construção da Inpasa, em Balsas

    0
    888

    Vice-presidente Geraldo Alckmin e governador Brandão participam do lançamento da pedra fundamental de construção da Inpasa, em Balsas

    -
    Categoria(s):

    O lançamento da pedra fundamental para a construção aconteceu na manhã desta terça-feira, 10/10, no salão do Eventos Sakura, em Balsas/MA e contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, do governador do Maranhão Carlos Brandão, do ministro do Esporte André Fufuca, do presidente do grupo INPASA Brasil José Odvar Lopes, do deputado federal Márcio Honaiser e da presidente da Assembleia Legislativa do MA, Iracema Vale, acompanhada de vários deputados estaduais.

    Através de isenção fiscal de impostos por 30 anos, a empresa terá custo de R$ 2,5 bilhões, com mais de 2.500 trabalhadores na construção da obra. Concluída, a empresa deverá precisar de, pelo menos, 500 trabalhadores diretos na indústria e 2.000 indiretos.

    Além de ser uma das primeiras indústrias de etanol de milho (2,5 bilhões de litros de etanol por ano) do Brasil e a maior produtora de combustível limpo e renovável à base de milho da América Latina, também produz óleo de milho (150 milhões litros de óleo de milho por ano); DDGS (1.250 milhão tonelada por ano), marca de nutrientes essenciais para ruminantes, suínos, aves, peixes, equinos e pets; energia elétrica limpa (1.022 Gwh de energia elétrica por ano), através da queima da biomassa, além do IOP – Inpasa Oil Premium (produto produzido em sua base do Paraguai e vendido no Brasil).

    Primeiro a pronunciar sobre o investimento, vice-presidente do grupo Inpasa Brasil, Rafael Ranzolin, enfatizou o potencial de desenvolvimento agrícola e econômico que a empresa traz para o estado. “A Inpasa vem para o Maranhão com uma grande oportunidade de desenvolver culturas de segunda safra para o biocombustível e para toda a cadeia de proteína animal”, afirmou Ranzolin. “O etanol de milho nesse momento passa a se chamar etanol de cereais, otimizando as áreas onde se faz o cultivo, por meio de uma tecnologia agronômica que potencializa a produção em escala. Acreditamos em uma revolução por meio da bioeconomia. O Maranhão vai ser verde, o Brasil vai ser verde. E a Inpasa será a grande precursora dessa expansão”.

    Geraldo Alckmin destacou a relevância do investimento para o Maranhão. “É uma planta industrial de quatro fábricas, que vai produzir etanol de milho, alimento, proteína para ração animal, energia elétrica a partir da biomassa, que é energia renovável. E o principal, vai gerar empregos, renda e desenvolvimento para a região”, afirmou.

    O governador Carlos Brandão expressou gratidão ao vice-presidente Geraldo Alckmin por sua contribuição na mediação deste projeto, afirmando que é um momento de grande importância para o estado, em especial, para a região sul, gerando uma cadeia de negócios e empregos.

    Iracema Vale ressaltou o fortalecimento da energia limpa, item de produção da empresa; “Um empreendimento desse porte só tem a agregar ao Maranhão, principalmente pelo fortalecimento da pauta voltada à produção de energia limpa, aproveitando todo o potencial que temos nessa região do nosso estado”.

    O Prefeito de Balsas, Dr. Erik Silva, destacou que a chegada da Inpasa Brasil a Balsas, “vem coroar a cidade definitivamente como a capital do Matopiba e não só a capital do agronegócio, da soja, mas a capital econômica, a capital da educação, da saúde, cultural, do turismo de negócio e o epicentro que emana prosperidade desenvolvimento para toda região do sul do Maranhão”.

    Para Anton Philipisen, fundador do Grupo Agromina, maior granja do norte e nordeste de suínos de qualidade e de exportação, com 170 colaboradores no geral e produção mensal na média de 7 toneladas de porcos que chegam a 120/130kg, com abatedouros próprios em Balsas e São Luis.

    Para o produtor, a vinda da Inpasa une o útil ao agradável, quando a larga produção de milho no sul do Maranhão favorece a extração de óleo e também de uma variedade de outros produtos que realça no custo e logística.

    [pro_ad_display_adzone id="1326"]