No Maranhão, Lula anuncia bilhões de investimentos federais para o Estado

    0
    753

    No Maranhão, Lula anuncia bilhões de investimentos federais para o Estado

    -
    Categoria(s):
    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

    O Maranhão nessa sexta-feira (21) entrou para a história do Brasil como primeiro estado a receber uma obra do Novo PAC Mobilidade. O anúncio foi feito pelo petista Luís Inácio Lula da Silva, eleito pela terceira vez Presidente da República.

    “O governador Carlos Brandão esteve em meu gabinete solicitando essa obra que será de grande importância para a mobilidade da Grande São Luís. Incluímos o pedido do povo do Maranhão no PAC Mobilidade, e estamos hoje para anunciar e retornarei para inaugurar e tomar um banho de mar no Maranhão”, disse otimista o presidente. “É a primeira vez na história que um presidente faz isso, visitar um estado e anunciar a quantidade de ações anunciadas hoje. Não foi anunciada apenas uma ação, mas muitas e muitas. E esse anúncio de muitas coisas atende à necessidade do povo brasileiro que foi esquecida nesse país nos últimos anos, mas nós não iremos esquecer”, completou Lula.

    Apenas para o PAC MOBILIDADE o governo federal irá investir 237 milhões de reais. Com as presenças dos ministros Jader Filho (Cidades), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Silvio Costa Filho ( Portos e Aeroportos) e os maranhenses André Fufuca ( Esportes ) e Juscelino Filho( Comunicações). Além do prolongamento e corredor de transporte público na Avenida Litorânea, outros investimentos federais foram anunciados, com investimento total de mais de 2 bilhões de reais.

    Programa Luz para Todos

    A retomada do Luz para Todos com previsão de zerar o número de residências sem energia elétrica no Maranhão, com investimento de 500 milhões de reais.

    Energia Renovável

    A construção da primeira linha de transmissão de energia 100% renovável do estado que terá como ponto de partida o município maranhense de Graça Aranha. A autorização para o início da obra foi assinada pelo presidente Lula e o trecho maranhense terá uma extensão de cerca de 600 quilômetros, passando por 14 municípios, e vai gerar aproximadamente 12 mil empregos diretos e indiretos, um investimento de cerca de 9 bilhões segundo o Ministério das Minas e Energia.

    Porto de Itaqui

    Foi anunciado mais de 300 milhões para a construção do novo berço no Porto de Itaqui, e também , a concessão renovada por 25 anos de uso do Porto do Itaqui, que é o principal porto Corredor Centro-Norte do País.

    Centros Esportivos Comunitários

    Serão construídos pelo Ministério dos Esportes 31 Centros Esportivos Comunitários, que terão espaços qualificados para prática esportiva, além de atividades de lazer. O investimento para a construção dos equipamentos públicos é de aproximadamente R$ 46,5 milhões.As cidades beneficiadas incluem Açailândia, Bacabal, Barreirinhas, Brejo, Chapadinha, Coelho Neto, Coroatá, Cururupu, Paço do Lumiar, Penalva, Presidente Dutra, Raposa, Santa Helena, Santa Inês, Santa Luzia, Santa Rita, São Bento, São Luís, Timon, Tuntum, Tutóia, Vargem Grande, Zé Doca, entre outras.

    Inclusão Digital

    Outro conjunto de ações foi anunciado na área da inclusão digital com a entrega de mais 2,5 mil computadores para escolas de tempo integral no Maranhão, acesso a banda larga para cerca de 10 mil escolas públicas, entrega ainda este mês de 33 mil chips de um total de 55 mil para que alunos do Ensino Médio possam ter conectividade, além de expandir a tecnologia de internet 4G para mais 290 novas localidades no estado e investimento federal para que o estado conte com uma infovia digital de fibra ótica.

    Minha Casa, Minha Vida

    Durante a solenidade, também, foi anunciada retomada do programa federal Minha Casa Minha Vida no Maranhão, com mais de 32 novas mil unidades habitacionais no estado, além da continuidade das obras que tinham sido paralisadas nos últimos anos.

    Durante a solenidade na Avenida Litorânea o governador Carlos Brandão enfatizou a importância da parceria do governo federal e governo do Estado para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento do Maranhão. “Quero fazer um agradecimento especial ao ministro Jader Filho (Cidades), ao ministro Rui Costa (Casa Civil) e, principalmente, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo prolongamento da Litorânea. Essa obra é um clamor da população de São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa. A cidade cresce em direção a esses três municípios e com a construção desse novo trecho vamos diminuir em 40% o congestionamento e melhorar em muito o tráfego”, afirmou Brandão.

    O vice-governador do Maranhão, o petista Felipe Camarão destacou a importância da visita do presidente Lula. “O presidente Lula é um dos maiores líderes políticos mundiais. Vê sua vitalidade e disposição em trabalhar pela nossa gente não só nos enche de gratidão, mas também de orgulho, no meu caso, de poder tê-lo como companheiro de Partido e líder político. E hoje é um dia histórico. De fato, nunca na história do Maranhão, um presidente trouxe, de uma única vez, tantas obras. Que alegria presenciar esse momento tão importante para o nosso estado”, enalteceu.

    A solenidade teve a presença de diversas outras autoridades, incluindo o secretariado estadual, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos e prefeitas e gestores municipais, vereadores, lideranças partidárias e representantes de movimentos sociais. ”Sem dúvida hoje foi um dia histórico para o Maranhão. A vinda do presidente Lula representa ao Maranhão grandes investimentos federais. E para a militância petista nos impulsiona a continuar a nossa luta por uma vida digna para todos os trabalhadores e trabalhadoras do Maranhão, e assim, reconstruirmos o Brasil com unidade. O PT somos nós!” , disse o presidente do PT-MA, Francimar Melo.

    A dirigente nacional do PT, Cricielle Muniz enfatizou as políticas públicas que estão sendo desenvolvidas pelo Governo Lula. ”O retorno do presidente Lula representa a volta da esperança do nosso povo. O nosso governo faz política cuidando das pessoas e essa é a missão que recebemos do presidente Lula hoje aqui: reconstruir o Brasil com humanidade e olhando, sobretudo, os mais necessitados de políticas públicas com respeito.”, destacou.

     

    Fonte: Ascom PT-MA/ Fotos: Zeqroz Neto