Ministro anuncia nova planta frigorífica no estado e lideranças comemoram avanços tecnológicos e desenvolvimento do agro

    0
    495
    Solenidade de abertura teve também a presença de autoridades do executivo estadual e municipais, parlamentares federais, estaduais e municipais, lideranças do judiciário e de entidades rurais e empresariais

    Ministro anuncia nova planta frigorífica no estado e lideranças comemoram avanços tecnológicos e desenvolvimento do agro

    -

    Evento que segue até o dia 14 de julho foi aberto oficialmente no ultimo domingo com a presença de ministros e outras autoridades federais, estaduais e municipais.

    Uma das maiores e mais importantes exposições agropecuárias do estado, a 54ª Expoimp foi aberta em solenidade concorrida no último domingo (07), no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, em Imperatriz/MA.
    Presente à solenidade, o Ministro dos Esportes, André Fufuca, destacou a recente conquista de zona livre de febre aftosa sem vacinação emitida em abril deste ano pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e enfatizou ao titular da pasta, Carlos Fávaro – também presente ao evento – que a região tocantina concentra boa parte do rebanho bovino do estado – que é o segundo maior do Nordeste – e solicitou a viabilidade de instalação de um novo frigorífico para fomentar ainda mais a produção de carne.
    “Acredito que em pouco tempo o novo status sanitário possibilitará um grande salto de investimentos e crescimento do nosso rebanho e precisamos desse apoio”, declarou Fufuca.
    Investimentos -O pedido foi bem acolhido por Carlos Fávaro, que anunciou que, em breve, o Maranhão receberá uma nova planta frigorífica.
    Ministros da Agricultura, Carlos Favaro, e dos Esportes, André Fufuca, e governador Carlos Brandão participaram da solenidade de abertura liderada pelo presidente do Sinrural, Glen Maia
    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

    O ministro também parabenizou o governador Carlos Brandão e os pecuaristas maranhenses pela participação no movimento em favor da erradicação da febre aftosa sem vacinação no estado.

     “Estamos batendo recorde de abertura de mercados. Agora mesmo chegamos a 152 novos mercados abertos somente este mês e o Japão e a China são os principais que temos; e eles são muito exigentes. Chegou a hora do Maranhão vender carne para o mundo e ter oportunidade de gerar emprego e renda aqui também para o estado”, disse Fávaro.
    O governador do estado, Carlos Brandão, também celebrou o novo status sanitário do rebanho bovino do estado, e destacou a qualificação dos produtores rurais e dos trabalhadores, que já vendo sendo feita pelo Senar, bem como a adesão de tecnologias para alavancar a produção rural.
    “É necessário que o governo empregue recursos para aquisição e equipamentos para serem usadas dentro das propriedades. Assim vamos desenvolver ainda mais a produção no campo. Temos ainda o fim da febre aftosa, um grande salto que demos no campo. Com isso, passamos a ser vistos com outros olhos, adquirindo maior valor no nosso rebanho”, comemorou Carlos Brandão.
    Programação para o produtor rural – Raimundo Coelho, presidente do sistema Faema/Senar, lembrou que a instituição apoia e promove a educação rural e a transferência de tecnologias em todas as feiras agropecuárias do estado.
    Presidente Raimundo Coelho destacou a presença e apoio que a instituição tem dado a todas as feiras agropecuárias do estado

    “E aqui na Expoimp estamos presentes todos os anos e trazendo soluções e capacitações para o produtor rural da região continuar na vanguarda e destacando-se como polo produtor agropecuário”, disse o presidente. Em 2024, o sistema Faema/Senar está apresentando uma de suas maiores e mais intensas programações já levadas para uma feira agropecuária. No estande chamado de “Espaço do Produtor Rural”, a instituição disponibiliza oficinas tecnológicas de transformação de mandioca em farinha, e de cana do açúcar em cachaça; e vitrines tecnológicas de silagem, cerca elétrica rural, fruticultura, nutrição animal, apicultura e drones para uso agropecuário.

     

    “Disponibilizamos ainda consultores para orientar os visitantes sobre dúvidas nos serviços que oferecemos e convidamos produtores rurais assistidos por nosso programa de assistência técnica para exporem seus produtos e casos de sucesso de empreendedorismo rural”, completou Coelho.
    Nesta edição, o sistema Faema / Senar está realizando uma de suas maiores programações de conhecimento

    Além do estande, o Senar realiza nove turmas de cinco cursos de formação profissional rural, três deles inéditos no estado. Desde segunda-feira, estão acontecendo os cursos de Pilotagem de Drones e Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, este último com uma turma exclusiva para mulheres.

    A partir desta quarta-feira a feira recebe três cursos inéditos no estado: mapeamento e monitoramento com uso de drones, pilotagem de drones para pulverização agropecuária e manejo racional de bovinos.
    Os cursos, com metodologia que privilegia a prática, estão acontecendo dentro do próprio parque de exposições e em propriedades rurais parceiras.
    “Estamos muito felizes com a proporção que a nossa feira ganhou, e gratos à equipe que está trabalhando para tornar o evento possível, junto com nossos parceiros e patrocinadores”, destacou o presidente do Sinrural, Glen Maia.
     A 54ª Exposição Agropecuária de Imperatriz – Expoimp – segue até o dia 14 de julho, com programação disponível em https://drive.google.com/file/d/11_X8A8FZenjonRXsmbEcSeut0xbZcbAd/view?usp=drivesdk.