Fábrica de fertilizantes da Cibra no Maranhão iniciará operações em junho

    0
    549
    Foto: reprodução

    Fábrica de fertilizantes da Cibra no Maranhão iniciará operações em junho

    -
    Categoria(s):

    A Cibra, uma das maiores e mais inovadoras empresas de fertilizantes do Brasil, anuncia que a sua nova fábrica, em São Luís (MA), está programada para iniciar as operações em junho próximo, após investimento de mais de R$ 250 milhões. A unidade oferecerá, inicialmente, 180 vagas e terá capacidade de produção de 800 mil toneladas por ano, reforçando o compromisso da companhia com os produtores e o agronegócio brasileiro.

    A nova fábrica trará avanços em termos de tecnologia e sustentabilidade. Um dos destaques é o inovador equipamento de ensacamento automatizado de fertilizantes, de origem finlandesa, que permitirá mais segurança e eficiência operacional. Serão instalados painéis solares no estacionamento de veículos leves, assegurando fonte de energia limpa e renovável, além do sistema de reuso de água, que contribui para a preservação dos recursos hídricos. Nas edificações administrativas, será implementada nova tecnologia de iluminação natural, que proporcionará redução no consumo de energia elétrica.

    Nesse contexto, vale destacar que a companhia investe continuamente em projetos para reduzir seu impacto ambiental. Entre 2019 e 2023, foram destinados mais de R$ 70 milhões em iniciativas como geração de energia a partir de biomassa, prevenção de emissões atmosféricas e nos efluentes, gerenciamento de resíduos e reutilização da água no processo produtivo.

    “O plano de expansão e melhorias nas operações da Cibra está alinhado ao propósito de fortalecer as parcerias com os produtores de cada região em que atua. Nesta planta, a segunda greenfield da marca, o projeto privilegiou a aplicação de tecnologia de ponta e soluções ambientais, sempre pensando na segurança operacional e no progresso da região do entorno da planta”, afirma João Paulo Rocha Cardoso, diretor de Operações da Cibra.

    Com uma cultura organizacional sólida, certificada pelo GPTW – “Great Place To Work” –, pelo 5º ano consecutivo em 2023, a Cibra tem a governança socioambiental como pilar. Mais de 96% dos colaboradores são voluntários, engajados em projetos do programa interno de voluntariado Gente que Transforma, com o propósito de apoiar comunidades, cuidar do meio ambiente e desenvolver jovens para o mercado de trabalho. Como resultado, em 2023, a organização realizou a doação de mais de 22 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 9 mil pessoas diretamente.

    “A Cibra reafirma seu compromisso contínuo com a inovação, sustentabilidade e desenvolvimento socioeconômico das comunidades onde opera. Esta nova fábrica utilizará tecnologia de ponta alinhada às práticas de sustentabilidade já aplicadas em nossas outras unidades. Estamos empenhados em ser agentes de mudança, contribuindo para o segmento de fertilizantes e para a melhoria da qualidade de vida na região de São Luís e arredores”, enfatiza Cristina Oliveira, diretora de Gente e Sustentabilidade da Cibra.

    Em São Luís, também serão realizados trabalhos voltados aos jovens da comunidade local, que irão impactar positivamente a sociedade. “Contamos com um plano robusto de expansão para os próximos anos, visando o crescimento gradual no volume de expedição de fertilizantes. Como resultado, ampliaremos significativamente a oferta de empregos na região”, conclui João Paulo.