5ª AgroAngelin promove Agricultura Familiar e beneficia pequenos agricultores no sul do Maranhão
A cidade de Balsas, no sul do Maranhão, será palco da 5ª Edição da feira da agricultura familiar AgroAngelim 2025, promovida pela Secretaria de Agricultura do município em parceria com as associações Nova União, Vale de Bênçãos e Associação dos Pequenos Hortifruticultores da comunidade. O objetivo principal é valorizar a produção local e fortalecer o setor agrícola familiar do município.
A AgroAngelim já é um dos principais eventos de divulgação da agricultura familiar na região promovendo a troca de experiências e práticas sustentáveis entre produtores e consumidores.
Durante o evento são oferecidos diversos produtos como hortaliças, frutas, queijos, mel, artesanatos, além de sementes e mudas de plantas nativas típicas da fauna e flora do Maranhão. A feira é um reflexo do crescente movimento em busca de alimentos mais saudáveis e sustentáveis. Além de impulsionar a economia local a AgroAngelim reforça a importância de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar que é responsável por grande parte da produção alimentar do estado e do país.
A exemplo de anos anteriores o evento será realizado na praça da comunidade no dia 8 de maio. O local já está sendo preparado e espera se reunir em mais de 100 expositores entre agricultores familiares, produtores artesanais e cooperativas com um grande número de visitantes interessados em conhecer e consumir produtos oriundos do campo.
De acordo com o Secretário de Agricultura Familiar, Manoel Carvalho, “a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar está empenhada por determinação do prefeito para que a gente possa fazer na verdade a maior feira da AgroAngelim de todos os tempos. É a quinta edição e nós já estamos trabalhando em relação à organização desta feira há alguns dias. Já fizemos várias reuniões com as associações que são parceiras da secretaria de agricultura para a realização desse evento, já fizemos visitas reuniões e conversas com várias instituições e entidades, comércio local, todos os parceiros. Muitas empresas irão montar seus estandes, os bancos também públicos. Já alinhamos com o Banco do Nordeste, com Caixa Econômica Federal, com o Banco do Brasil que também terão é um espaço lá durante a AgroAngelim. O SEBRAE também estará presente, o Senai estará presente e principalmente os agricultores familiares que produzem e comercializam. Estamos ajustando já com feirantes, inclusive aqueles feirantes que trabalham na praça do mercado no sábado, muitos deles estarão também participando dessa feira, desse ano. Nós estaremos uma visibilidade muito grande na 5ª AgroAngelim em relação à questão daquilo que é produzido pelos nossos agricultores familiares.
Na edição 2025, entre as várias novidades serão expostas vitrines vivas com diferentes culturas nesse espaço onde já estão sendo montado com os canteiros, como uma mini roça divercificada e uma pequena horta.
Com informações: Balsas Rural