O prefeito de Balsas/MA, médico Dr. Erik Augusto confirmou, ainda a pouco, a suspeita do primeiro caso da varíola do macaco ou MonkeyPox na região sul do Maranhão.

Em sua postagem de alerta, em sua página de rede social, Dr. Erik ressalta que, através da Secretaria de Saúde, o paciente suspeito – recém chegado na cidade -, já foi encaminhado para a capital, São Luis, para exames laboratoriais, o que não deve ser motivo de alarme, bastando apenas os cuidados de prevenção, já que todas as providências foram tomadas.

Brasil tem cinco casos confirmados de varíola do macaco em menos de uma semana. Diagnósticos mais recentes foram notificados nesta quarta-feira, 15/06, pelos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Em um mês, varíola do macaco é detectada em mais de 30 países, no maior surto já visto fora da África.

O Monkeypox virus, embora seja conhecido por causar a “varíola do macaco” ou “varíola símia”, é um vírus que infecta roedores na África, e macacos são provavelmente hospedeiros acidentais, assim como o homem.

O que é a varíola dos macacos?

É uma zoonose viral, isto é, uma doença infecciosa que passa de animais para humanos, causada pelo vírus de mesmo nome (varíola dos macacos). Este vírus é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma do vírus da varíola, doença já erradicada entre os seres humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA