Dezenas de pessoas estiveram na Beira Rio, margem central turístico do Rio Balsas, aproveitando o feriado de segunda-feira, de 07 de Setembro, marco histórico da Independência do Brasil, esquecendo o distanciamento social, ainda imposto pelos governos nacional, estadual e municipal.

foto: Julimar Queiroz

Enquanto pela manhã, em tempo curto, em frente à prefeitura, o prefeito e autoridades locais assistiam aos desfiles de comemoração ensaiados pela banda da Orquestra Sinfônica Municipal com entusiastas e Polícia Militar, mantendo as máscaras de proteção contra o coronavírus, quando o gestor atentava para a preocupação com a disseminação da pandemia, em algumas regiões grupos de banhistas se aglomeravam em clubes e chácaras ou mesmo às margens do Rio Balsas.

Foto: Folha do Cerrado

Ao som de reggae ou de forró, bares abertos normalmente e grupos de turistas se aglomeraram sob o forte calor, que chegou, nesta segunda-feira, aos 39°. A maioria sem máscaras e muitos consumindo petiscos, tomando bebidas alcoólicas, sem nenhuma discrição com a proximidade e sem preocupação com o policiamento já que não havia nenhuma segurança pública ou agentes da Saúde, para fiscalização.

Foto: Folha do Cerrado

Durante todo o dia da Independência do Brasil, os noticiários não pararam de alertar para o aumento do covid-19 que ainda continua provocando mortes, inclusive de jovens, os mesmos que levam o coronavírus para sua residência, contaminando os mais velhos, após longo tempo se distraindo em aglomerações.

Os números mostram que a falta de distanciamento e o esquecimento da pandemia, mesmo que por alguns instantes de diversão, pode levar ao aumento ou volta ao pico da pandemia. Os números, também mostram, em Balsas, o leve e lento declínio de suspeitos, mas as notificações e confirmações ainda preocupam as autoridades pelo aumento. As UTIs continuam com acentuado número de pacientes, com números que passam dos 60% de ocupação, mesmo com a diminuição de suspeitos, o que não acontece com o número de notificações.

DEIXE UMA RESPOSTA