Vai viajar no feriado? Fique atento aos falsos motoristas

    0
    286

    Aeroportos e rodoviárias podem estar cheios de motoristas ilegais, que atuam à margem da fiscalização

    Com a proximidade do feriado, é importante estar atento aos “pescadores”: pessoas que abordam passageiros em aeroportos e rodoviárias, oferecendo viagens em carros ou táxis clandestinos a preços abusivos.

    Mas a segurança é a principal preocupação. Quando os usuários solicitam uma viagem de um motorista parceiro por meio do aplicativo da Uber, recebem todas as informações necessárias para identificá-lo, como nome, foto, modelo e placa do veículo, além do valor total da viagem. Podem ainda acompanhar a rota calculada pelo aplicativo durante todo o percurso. Por isso, a Uber reforça que as viagens oficiais, que seguem as políticas da empresa e regras de segurança, são realizadas somente pela plataforma.

    Quando uma viagem é feita fora da plataforma e, portanto, fora desses padrões, ela não oferece as ferramentas de tecnologia, processos de segurança, seguro de acidentes pessoais e suporte para diferentes situações. As viagens clandestinas não seguem nenhuma norma de fiscalização e são consideradas ilegais pela Lei 13.460/2018. Além de não regulamentadas, ainda há incertezas sobre a regularidade da habilitação do condutor e documentação do veículo, além de falta de transparência nos valores cobrados, o que pode resultar em prejuízos ao passageiro, já que muitos motoristas clandestinos usam rotas alternativas para evitar a fiscalização.

    É importante ressaltar que os motoristas parceiros da Uber não podem oferecer viagens fora da plataforma, prática que viola os Termos e Condições do aplicativo. As equipes de tecnologia constantemente analisam denúncias de viagens suspeitas para identificar violações e, se confirmadas, os envolvidos podem perder acesso às suas contas na Uber.

    A Uber disponibiliza ferramentas de segurança antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros. Conheça alguns recursos disponíveis na plataforma:

    U-Acompanha: Compartilhamento de viagens

    Tanto motoristas parceiros quanto usuários podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem. A ferramenta é acionada por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no aplicativo. Além disso, os usuários também podem cadastrar Contatos de Confiança para compartilhamento automático durante cada viagem.

    U-Código: Código de verificação de viagens

    Ferramenta de checagem via código ou PIN que consiste em uma senha que é mostrada no app do usuário e precisa ser fornecida verbalmente por ele ao motorista para que este último possa iniciar a viagem no aplicativo – confirmando assim que tanto um quanto o outro estão na viagem correta.

    U-Áudio (Gravação de Áudio)
    Permite que usuários e motoristas parceiros gravem áudios durante as viagens com o aplicativo para reportar pelos canais de suporte. Os arquivos permanecem criptografados nos dispositivos de quem realizou a gravação e só podem ser abertos pela Uber (que possui a chave da criptografia) se a parte decidir reportar um incidente de segurança e anexar o arquivo.

    U-Help (Ligar para a Polícia)

    Usuários e motoristas parceiros podem ligar diretamente do aplicativo para autoridades que operam pelo número 190, em caso de emergência ou situação de risco. O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no aplicativo. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem. Em Manaus, Rio de Janeiro e no estado do Maranhão, o recurso já foi integrado com o serviço 190 para que os operadores do serviço de emergência recebam automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada.

    A missão da Uber é repensar a forma como o mundo se move, para torná-lo melhor. A empresa iniciou suas operações em 2010 para resolver um problema simples: como conseguir um carro ao toque de um botão? Mais de 25 bilhões de viagens depois, criamos soluções para colocar as pessoas mais perto de onde elas querem estar. Ao mudar a maneira como as pessoas, a comida e as coisas se movem ou se conectam pelas cidades, a Uber é uma plataforma que repensa novas possibilidades para o mundo.

    DEIXE UMA RESPOSTA