Vacina Gripe: gestantes ainda podem tomar a dose

    0
    279

    Campanha nacional termina no próximo dia 9

    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

     

    O vírus Influenza, causador da gripe, provoca anualmente no mundo até 750 mil mortes, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. As maiores vítimas são pessoas com quadro mais vulnerável como idosos, crianças e gestantes. A melhor forma de impedir que a gripe evolua para casos graves é a vacina, disponível nos serviços de saúde de todo o país. Neste ano, a campanha de imunização vai até 9 de julho com foco nos grupos prioritários. Leila Silva está grávida de 5 meses. “Sem dúvida, é uma proteção a mais para mim e meu bebê”.

    VACINA GRIPE: TIRE SUAS DÚVIDAS
    O Ministério da Saúde disponibilizou aproximadamente 80 milhões de doses da vacina contra gripe. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A campanha nacional acaba no próximo dia 9. É necessário levar a caderneta de vacinação e um documento com foto.

    Devem procurar um serviço de saúde para tomar a dose única os chamados grupos prioritários, que são: gestantes e mães com até 45 dias após o parto; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos ou mais; professores; doentes crônicos e com outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência; membros das forças armadas, de segurança e salvamento; caminhoneiros; motoristas e cobradores de transporte coletivo; e trabalhadores portuários.

    A campanha de vacinação contra a gripe ocorre ao mesmo tempo que a da Covid-19. Por isso, é preciso respeitar um intervalo de pelo menos 14 dias entre as duas vacinas. Quem ainda não tomou a dose contra Influenza, mas está perto, deve dar preferência para a vacina contra a Covid-19. Então, só depois de 14 dias, deve ser tomada a vacina da gripe.

    Confira mais informações sobre a vacina contra a gripe provocada pelo vírus influenza e a lista dos grupos prioritários no site do Ministério da Saúde.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    dezenove + 10 =