Quatro dicas de especialista para enfrentar o último ano de escola

    0
    173
    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

    Para milhares de estudantes matriculados no terceiro ano do Ensino Médio, é a última vez que eles estão passando pelo primeiro dia de aula da escola. Nas primeiras semanas, o momento é de euforia e de aproveitar a sensação de fazer parte do grupo de estudantes mais velhos e experientes da escola. Passado esse momento, porém, a tendência, para muitos estudantes, é que sentimentos de ansiedade e insegurança com o futuro comecem a aparecer.

    “Com o último ano da escola e o início de uma nova fase na vida, várias questões tendem a aparecer. Muitos têm dificuldade em lidar com a frustração e, assim, tentam controlar todas as variáveis. Acham que apenas com remédio vão conseguir resolver todas as questões, que dicas do Youtube vão solucionar de maneira rápida e precisa. É importante também aprender a ‘surfar’ a onda da vida com mais leveza, pensar em resultados, mas sem se cobrar a ponto de se prejudicar”, orienta o professor Cristiano, da escola Crescimento.

    O especialista enumera quatro dicas que, segundo ele, são importantes para lidar com o último ano da escola e manter o emocional em dia ao longo dos meses de preparação para o vestibular. Confira abaixo.

    1. Compreenda o perfil do vestibular que você quer fazer.

    “Conhecer com antecedência a música que você vai dançar pode te deixar mais calmo. Entenda o perfil da prova, o modelo de elaboração e correção das questões”, enumera Cristiano. Para os estudantes, a Escola Crescimento disponibiliza o Simulado Evolucional, desenvolvido nos mesmos moldes da prova do Enem, além de um programa de tutoria, com suporte para a elaboração de um plano de estudo.

    1. Evite a exaustão.

    O professor relembra que o Enem é uma maratona e não uma corrida de cem metros. “Isso significa que é preciso fazer a gestão da energia. Não adianta estudar dez horas por dia em janeiro e no mês de agosto já estar exausto”, aconselha. Equilíbrio é importante e o manejo entre momentos de concentração e relaxamento, também.

    1. Dê chance para outros hábitos.

    O ano de preparação para o vestibular é um período de muito estudo, mas também é um momento de gerenciar várias habilidades na vida. “Além de ir bem no Enem, é preciso estar pronto para a vida que existe após o vestibular, e isso inclui lidar com o emocional”, explica Cristiano.

    1. Mantenha uma rotina saudável.

    O especialista alerta, ainda, que não adianta querer passar em Medicina e descuidar da saúde. “É preciso ter hábitos saudáveis, se alimentar bem, dormir o necessário, enfim, manter as diversas dimensões da vida equilibradas”, afirma. Ter um círculo saudável de amigos, apoio da família e realizar atividades físicas regularmente também estão na lista de hábitos que não devem ser deixados de lado no último ano da escola. “Quem leva a vida de maneira mais equilibrada consegue suportar melhor a pressão desse momento”, finaliza.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    dois + 19 =