Programa Cidade Empreendedora chega a São Domingos do Azeitão

    0
    356

    O município do sul do Estado receberá consultorias e capacitações do Sebrae ainda este mês.

    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

    Proporcionar um ambiente de oportunidades para estimular a economia local e desenvolver os municípios. Esse é o principal objetivo do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que conta com a parceria do Governo do Estado do Maranhão e das prefeituras.

    Em São Domingos do Azeitão, a chegada do programa animou os empreendedores locais, a exemplo de Ana Patrícia Ferreira Guimarães, que hoje administra o negócio da família, que existe há 85 anos.

    “Eu acredito que com a vinda do Cidade Empreendedora e do Sebrae para o município nós vamos ter uma gestão de qualidade das nossas empresas, trazendo esse maior desenvolvimento para o nosso município”, ressalta Ana Patrícia.

    A partir deste mês de agosto, a gestão municipal vai começar a receber consultorias e capacitações, por meio da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, relacionadas aos eixos: atores de desenvolvimento, sala do empreendedor, compras governamentais, desburocratização e empreendedor do futuro.

    Segundo o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Balsas, Diógenes Souza, “a ideia é criar trilhas de desenvolvimento empreendedor para segmentos que são importantes para a dinâmica econômica de São Domingos do Azeitão. Para, a partir de agora, que esses grupos possam contar com o aporte de conhecimentos, informações e ferramentas para contribuir com a sustentabilidade desses negócios”, explica.

    Com as ações do Cidade Empreendedora, o Sebrae amplia sua presença no município que conta com uma Sala do Empreendedor inaugurada no final do ano de 2022. Por meio desse espaço, empreendedores já recebiam orientação e capacitação.

    A proprietária de uma loja de calçados, Josilene Salvino, inaugurada no final do mês de julho, conta que realizou o sonho de abrir seu próprio negócio a partir de uma consultoria do Sebrae, contratada por meio da Sala do Empreendedor.

    “Depois dessa consultoria, a gente começou a fazer todo planejamento de como seria.  Então, eu tenho todo o planejamento de controle de estoque e de precificação. A Sala do Empreendedor foi muito importante para mim. Hoje é realidade meu sonho, porque eu tive o apoio do Sebrae nesse projeto”, relata Josilene.

    Durante o evento, o prefeito Junior do Posto lembrou que já tinha procurado participar do Programa e comemora o início das atividades em São Domingos do Azeitão.

    “A adesão do nosso município para o Cidade Empreendedora é algo que nós procuramos desde o primeiro ano de nossa administração. Não foi possível naquele momento. Esse é um passo importante para toda a nossa população.  Tenho certeza que com essa assessoria do Sebrae vamos conseguir desenvolver muito mais a nossa cidade”, reforça.

    O programa Cidade Empreendedora foi lançado em 2020 e  incentivou o aumento no número de empresas abertas e regularizadas, impulsionando a economia local. No ciclo 2021/2022 foram mais de 31,1 mil novos negócios abertos no Maranhão. Outro destaque do programa foi a redução da burocracia e dos prazos para a abertura de negócios, facilitando o empreendedorismo e incentivando novos empreendimentos.

    O secretário de Estado de Indústria e Comércio, Júnior Marreca, disse que a determinação do governador Carlos Brandão é levar as ferramentas de desenvolvimento do empreendedorismo que o Sebrae dispõe para os 217 municípios do Maranhão.

    “É a Sala do Empreendedor, as capacitações para negócios nas áreas de comércio, indústria, agro e as demais. Todo um conjunto de ações, que através dessa importante parceria, vão fomentar políticas de desenvolvimento para o povo maranhense e contribuir para que em suas próprias cidades, seja possível gerar renda, garantir empregos, fazer a economia circular”, explicou o secretário.

    Para o governador Carlos Brandão, a parceria com o Sebrae irá impulsionar a economia maranhense. “O Cidade Empreendedora é um programa que ajuda os municípios a descobrirem quais são as aptidões das microempresas instaladas e, com a expertise do Sebrae, a gente consegue capacitar esses empreendedores para que possam se desenvolver. As micro e pequenas empresas são responsáveis pela maioria dos empregos gerados, então, é importante fortalecer esses negócios”, pontuou o governador.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    4 × 1 =