Prefeitura de Balsas mostra, em live desta sexta, no Facebook, preocupação também com a saúde mental

    0
    664

    Profissionais do Caps III do município de Balsas participaram de live no Facebook desta sexta-feira, 03/04, apresentados pelo Secretário Municipal de Saúde, Raylson Félix, e mostraram a preocupação com os pacientes, alertaram para o aumento psicossomático causado pelo isolamento, além de problemas sociais resultados pela pandemia do Covid-19.

    A médica, especialista em Saúde Mental, Dr. Andréa Sanches e o coordenador Fabrício Galvão lamentam mudanças necessárias no atendimento – hoje residencial, mas comentam sobre as adaptações que a situação exige para a contínua assistência aos pacientes.

    Como o atendimento é na casa do paciente, mesmo tendo alguns (poucos, para evitar a aproximação) que ainda devem ser atendidos no próprio Caps (cujo atendimento é de 24 horas), Fabrício anunciou o número do telefone que pode ser usado por pessoas que necessitem de ajuda da instituição, cujo número é: (99) 98856-5418.

    O Caps III de Balsas atende pacientes de várias cidades do sul do Maranhão e dessa forma ele precisou “se reinventar”, conforme acentuou o coordenador, implementando, por exemplo, o telefone.

    Drª Andréia Sanches lembrou da gripe espanhola, que pela falta de comunicação de massa rápida, como nos dias de hoje, infectou 500 milhões de pessoas e matou outras 50 milhões entre 1918 e 1920. Há exatamente 100 anos.

    A médica drª Andréa Sanches alertou para os impactos que começam a aparecer na saúde mental, provenientes da pandemia do Covid-19, como insônia, fobia, transtornos de ansiedade e compulsivos, síndrome do pânico, hipocondrias, inquietude, que também advém do isolamento, da falta das atividades rotineiras. Para isso, um “novo fluxo de serviços foram criados”.

    Para a médica, diminuir a atenção nas notícias televisivas, entre outras, faz bem e diminui o estresse e diminui também problemas para o futuro.

     

     

    DEIXE UMA RESPOSTA