Papa Francisco nomeia Dom Gilberto Pastana como novo arcebispo em São Luís

    0
    332

    Anúncio foi feito nesta quarta-feira, 02/06, após o Papa Francisco acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisário da Silva ao governo pastoral da arquidiocese da capital, por motivo de idade.

    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

    O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 02/06, o bispo Dom Gilberto Pastana de Oliveira o novo arcebispo de São Luís.

    O anúncio foi feito após o Papa acolher o pedido de renúncia apresentado por Dom José Belisário da Silva ao governo pastoral da arquidiocese da capital, por motivo de idade, conforme o cânon 401 do Código de Direito Canônico.

    Dom Gilberto Pastana tem 64 anos e nasceu na cidade de Boim, no estado do Pará. Ele estudou Filosofia na Universidade Federal do Pará e no Instituto de Pastoral Regional (IPAR), onde também cursou Teologia. Sua ordenação sacerdotal ocorreu em 27 de julho de 1985, na paróquia Cristo Libertador de Santarém, também no Pará. Dom Gilberto Pastana Oliveira é mestre em Teologia Espiritual pela Faculdade Teresianum, em Roma.

    O novo arcebispo de São Luís foi nomeado bispo da cidade de Imperatriz, a 626 km de São Luís, no dia 3 de agosto de 2005 e foi ordenado no dia 28 de outubro daquele ano, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Santarém, no Pará.

    Durante seu ministério em Imperatriz, Dom Gilberto serviu ao Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como referencial para Liturgia, para as CEBs e os leigos, de 2005 a 2016. E entre 2010 e 2015, foi presidente do Regional.

    Em 18 de maio de 2016, o Papa Francisco o nomeou bispo coadjutor da diocese da cidade de Crato, no Ceará. Sua apresentação aconteceu na Sé Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, no dia 17 de julho de 2016. Dom Gilberto exerceu o ofício de bispo coadjutor até sua nomeação como bispo diocesano, em 28 de dezembro de 2016.

    Desde 2016, Dom Gilberto é bispo referencial para a Liturgia e para as CEBs no Regional Nordeste 1 da CNBB.

    Fonte G1/MA

    DEIXE UMA RESPOSTA

    cinco × dois =