O que você precisa saber sobre a Odontologia Moderna: tendência que promete uma revolução no tratamento dentário

    0
    214

    As evoluções no ramo da odontologia trazem metodologias menos invasivas e que proporcionam ao paciente um melhor entendimento de seu tratamento, com soluções personalizadas e menos dor

    A odontologia invasiva e dolorosa está ficando – cada vez mais – no passado, dando lugar a procedimentos minimamente invasivos, mais confortáveis e com mais benefícios para a saúde bucal dos pacientes. O conceito de Odontologia Moderna vem sendo discutido há algum tempo. O fato é que esta revolução está além de apenas ir ao dentista ao sentir desconforto ou prejuízo na estética dos dentes.

    Dr Laurindo Borelli Neto, dentista especializado em periodontia, que atua em clínica própria em São Paulo – SP, conta quais são os novos métodos, mais eficazes, em sua visão e na de pacientes. Segundo o especialista, infelizmente, na grande maioria dos casos, os pacientes ainda vão ou retornam ao dentista apenas em casos de dor ou perda da estética. “Muitas vezes os próprios dentistas não conseguem fazer um planejamento personalizado para seus pacientes, pois pouco se valoriza ainda o poder da profilaxia dental e manutenção de saúde”, explica.

    Por onde se deve começar então? Pela formação de profissionais aptos para tratar o envelhecimento bucal de forma completa, não apenas problemas pontuais como cáries, mas sim de um todo. Esta necessidade trouxe à tona uma inovação: a odontologia digital. Com ela, é possível que imagens, oclusão e reabilitação estejam cada vez mais presentes nos consultórios e a ideia é que irão evoluir cada vez mais.

    Para o Dr. Borelli, a novidade mais importante dos últimos anos foi a adesividade confiável, que se trata da capacidade de adesão dos materiais utilizados nas resinas para restauração, aplicação de facetas, entre outras coisas. “Sem sombra de dúvidas foi a adesividade confiável, o que permitiu o avanço de várias técnicas e desenvolvimento de novos conceitos, inclusive da Odontologia de Mínima Intervenção”, explica o especialista.

    Ainda de acordo com o periodontista, as inovações trazem um novo meio de cuidar dos dentes, que se trata de um conceito, não apenas uma novidade para os dentistas, mas sim um novo meio de enxergar e tratar os pacientes. “Temos, atualmente, um conceito contemporâneo de odontologia, a Odontologia de Mínima Intervenção, onde todos os procedimentos são realizados visando economizar dente, não removendo estrutura sadia, como nos tratamentos convencionais. Neste tipo de Odontologia Moderna encontramos a Infiltração Resinosa, a qual permite o tratamento de cáries incipientes interproximais e nas superfícies vestibulares, assim como no tratamento de defeitos de formação do esmalte, tais como as hipoplasias e hipomineralizações (fluorose e HMI)”, conta.

    Desta forma, o paciente compreende os impactos de seu tratamento na sua saúde bucal, incluindo as etapas de prevenção, pois há um planejamento personalizado. A importância dessa prevenção se dá por conta da necessidade do controle do biofilme e nutricional como pontos essenciais para a manutenção da saúde bucal, e estes são fatores personalizados, avaliados pelos profissionais durante a consulta.

    O especialista explica que para não termos as doenças Cárie e Periodontal (gengivite e periodontite), é necessário um controle do biofilme de maneira personalizada e séria, com manutenções periódicas de acordo com o risco de cada paciente, além do controle nutricional, pois a cárie é uma disbiose, ou seja, um desequilíbrio no consumo de carboidratos. “A correta higienização deve ser orientada e corrigida pelo profissional a todo momento, visando uma melhora significativa na manutenção da saúde bucal. Prevenir é sempre o melhor remédio”, alerta Borelli.

    Ademais, também existem procedimentos que contribuem na prevenção deste tipo de doença e um deles é a profilaxia dental, que nada mais é do que a limpeza dos dentes. Este procedimento, que foi definido como fundamental pelo periodontista, também teve inovações com a odontologia moderna. Hoje, é possível realizar a profilaxia de maneira mais confortável devido ao equipamento AirFlow, que permite uma melhor visibilidade das áreas que necessitam de um tratamento mais intenso. O equipamento faz parte do protocolo GBT (Guided Biofilm Therapy), que reúne os dois pilares que norteiam o atendimento da odontologia baseada na promoção da saúde: a aplicação de medidas educativas e execução de procedimentos profissionais de profilaxia dental utilizando tecnologia de última geração.

    “A profilaxia dental feita de maneira correta nunca saiu de moda e hoje ela é peça fundamental no tratamento minimamente invasivo, sendo o primeiro passo a ser realizado antes de qualquer outro tipo de procedimento. O Airflow, da EMS (Electro Medical System), é um grande exemplo de desenvolvimento da mais alta tecnologia e qualidade nos protocolos de profilaxia guiada e personalizada aos diferentes tipos de pacientes que nos deparamos”, indica o Dr. Borelli.

    A soma destes fatores só pode resultar em satisfação para o paciente, que possui um tratamento mais personalizado que se enquadra nos seus problemas e, portanto, mais resolutivo.

    O paciente Eduardo Foco, que realizou o protocolo GBT, tratamento revolucionário realizado para limpeza dos dentes, com o Dr. Laurindo Borelli Neto, conta sobre a sua experiência: “Só tenho elogios, é um processo super rápido e indolor, eu recomendo este procedimento”.

    Todas estas soluções inovadoras são muito importantes para a Odontologia Moderna, mas não se esqueça que é essencial que o paciente compreenda a importância das visitas periódicas ao dentista para o bom andamento de seu tratamento.
    Sobre a EMS

    Fundada em 1981, a EMS, Electro Medical System, é uma empresa suíça referência em dispositivos médicos que atua em três áreas da saúde: Dental, Terapia da Dor e Urologia, com equipamentos de última geração e tecnologia moderna. A multinacional está fundamentada em três pilares importantes: a tecnologia de qualidade e precisão suiças, a evidência clínica comprovada sobre a eficácia de seus métodos e produtos, e plataformas de educação de primeiro nível.

    Laurindo Borelli Neto

    Graduado em Odontologia pela Universidade Paulista, especializou-se em Periodontia com Doutorado em Ciências – Área de Concentração em Anatomia Humana. Profissionalmente, Borelli foi diretor do curso de Odontologia, professor de Periodontia e Chefe de Gabinete da Reitoria da UNIBAN Brasil. Além disso, atuou como professor de Periodontia da Universidade Cidade de São Paulo, diretor geral da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Guarulhos (FACIG) e Vice Presidente de qualidade e educação na Empresa Sterngold do Brasil – DMG Brasil. Atualmente, possui linhas de pesquisa nas áreas de Odontologia e Saúde, relacionadas à Dor e Disfunção Temporomandibular, Anestesiologia Odontológica e Odontologia de mínima intervenção – uso de Infiltrantes em Cáries Incipientes e na estética dental.

    DEIXE UMA RESPOSTA