Maranhão inicia aplicação de 2ª dose da vacina bivalente contra Covid a partir de hoje, 11/12

    0
    355

    O estado do Maranhão começa a aplicar a segunda dose da vacina bivalente contra a Covid-19 em pessoas com mais de 60 anos e/ou imunossuprimidos acima de 12 anos, que tenham recebido a primeira dose desse imunizante há pelo menos seis meses. A medida segue a orientação recente do Ministério da Saúde.

    Na última quinta-feira, 07, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que, na rede estadual de saúde, em São Luís, as policlínicas do Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária e Hospital Aquiles Lisboa realizam a dose de reforço da vacina bivalente.

    Além dessas unidades, o público prioritário com indicação para a segunda dose da vacina bivalente pode procurar as salas de vacinação nos 217 municípios maranhenses.

    De acordo com a SES, é importante que a população atualize o esquema vacinal com as doses recomendadas para cada faixa etária.

    Recomendação do Ministério da Saúde

    O Ministério da Saúde emitiu, na última quarta-feira, 06, uma recomendação para a aplicação de uma nova dose da vacina bivalente da Covid-19 em grupos prioritários.

    A orientação tem como objetivo proteger os brasileiros com maior risco de contrair a doença após a identificação da circulação no Brasil de duas sublinhagens de uma das variantes do coronavírus.

    Aqueles que forem tomar a nova dose da bivalente precisam ter recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.

    O reforço é indicado para os seguintes grupos:

    • Pessoas com 60 anos ou mais
    • Imunocomprometidos acima de 12 anos de idade

    Vacinação contra o coronavírus no Brasil

    Mesmo com os altos índices de vacinação da população no Brasil, com mais de 518 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19, a cobertura da vacina bivalente é baixa.

    Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 17% da população foi imunizada com a dose bivalente. A vacina serve como um reforço para a imunização realizada com as demais vacinas monovalentes.

    DEIXE UMA RESPOSTA