Governo do Estado, Prefeitura de Balsas e empresários debatem crescimento do agro no Maranhão

    0
    647
    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

    O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, representando o governador Flávio Dino, recebeu, na tarde de segunda-feira (8), uma comitiva de empresários de Balsas e o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Adriano Tito, representando a Prefeitura.

    A visita da comitiva e da Prefeitura de Balsas teve como objetivo conhecer as ações do Governo do Maranhão, através da Seinc, assim como discutir novas parcerias que podem ser implementadas na cidade de Balsas.

    Durante a reunião, Simplício Araújo pontuou as ações que o Governo do Maranhão tem feito em Balsas, destacando que questões importantes têm sido destravadas no município, como o adensamento da cadeia de grãos – já feito em outros estados do país.

    “Temos uma perspectiva de continuar alinhando nossas ações. Em Balsas, temos um caminho importante que está sendo trilhado. Agora, o momento é de discutir sobre a verticalização na agricultura, sobre turismo, sobre geração de emprego e renda e sobre o desenvolvimento e crescimento do Maranhão. A saída do Maranhão é pela iniciativa privada, para poder termos, cada vez mais, postos de trabalho. Precisamos aproveitar a base que o governador Flávio Dino está deixando e seguir em frente, com mais prosperidade e mais avanços”, analisou Simplício Araújo.

    O secretário de Desenvolvimento Econômico de Balsas, Adriano Tito, ressaltou a importância das prefeituras municipais em dialogarem com o Governo do Estado, visando que ambas entendam o que é melhor para o cidadão maranhense.

    “O setor produtivo precisa entender que dentro do Estado existem necessidades e pessoas fazendo o governo. É necessária essa compreensão para que nos aproximemos para dialogar. É importante [pra nós] entender qual é a visão do governo sobre questões estruturantes e sobre os segmentos presentes no Maranhão”, disse Adriano Tito.

    O empresário José Sousa, da Agromina elogiou o espaço de diálogo aberto pela Seinc com a classe empresarial de Balsas. “Tenho orgulho e acredito no Maranhão. Acreditamos nas ações que tem sido feitas para o bem de Balsas e de todo o Estado”, pontuou.

    Participaram da reunião representantes de diversas empresas de Balsas, como AgroSerra, Irrigabalsas, Kothe Transporte, entre outras.

    Ações em Balsas

    Entre as ações realizadas em Balsas, destacadas pelo secretário Simplício Araújo durante a reunião, estiveram, por exemplo, a ampliação da malha aeroportuária no Maranhão – após intervenção da Seinc, o aeroporto de Balsas recebeu obras de manutenção corretiva e preventiva da pista de pouso e decolagem, taxiamento, estacionamento de aeronaves, manutenção das cercas patrimoniais/operacionais e reparação nas áreas verdes.

    O secretário destacou, ainda, que Balsas esteve entre as 53 municípios maranhenses participantes do Cidade Empreendedora, fruto de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Seinc, e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae/MA), que visa impulsionar a retomada do crescimento econômico, estimular a geração de emprego, renda e de desenvolvimento e promover a capacitação de funcionários.

    Foram destacados, ainda, investimentos públicos e privados em diversas cadeias, como: suinocultura, avicultura, grãos e combustível, por exemplo.

    Mais

    Além da reunião com a Seinc, a Prefeitura de Balsas e a Comitiva de Empresários visitaram também a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), no Porto do Itaqui, para discutir e conhecer a operação de container para novos players interessados da região de Balsas.

    Na ocasião, a comitiva visitou a área primária do Porto, onde ficam localizados os berços, o Centro de Controle Operacional (CCO), a Operação de Carga e Descarga de navios e o Pátio de Carretas (PRC).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    4 + 1 =