Giltarlã Araújo é o novo gestor da Regional de Saúde do sul do Maranhão

    0
    357

    A Unidade Regional de Saúde no Sul do Maranhão tem um novo gestor nomeado. Giltarlã Araújo Lima, que era membro do Grupo Condutor da Atenção Primária, no município de Balsas/MA, ocupará o cargo em substituição a Dra. Eryna Sousa que pediu exoneração. Segundo o novo gestor, sua nomeação foi uma decisão pessoal do governador Flávio Dino e do Secretário de Estado da Saúde, Dr. Carlos Lula.

    “Tenho uma ligação histórica com o governador Flávio Dino, desde a época de deputado. Fui coordenador da primeira campanha dele na região. Contudo, o mérito maior é o meu trabalho histórico em prol do SUS, das demais políticas públicas em Balsas e em todo o Maranhão. Além de um bom relacionamento com os órgãos estaduais, nacionais e internacionais de saúde que se somam a tudo isso, o bom conhecimento sobre: Redes de Saúde, Plano Regional Integrado, PGAS/PPI, planificação da saúde, laboratórios especializados, etc”, disse o novo gestor.

    A nova gestão terá os seguintes desafios a implementar:

    – Redes de Saúde eficientes;
    – Planificação da saúde em todos os municípios;
    – Nova Programação Geral das Ações e Serviços – PGAS/ Programação Pactuada e Integrada – PPI
    – Planejamento Regional Integrado – PRI;
    – Todos os municípios da regional com planos municipais de saúde;
    – 100% de cobertura de Estratégia Saúde da Família em todos os municípios;
    – Implantação dos ambulatórios especializados em nível regional;
    – Capacitação permanente para os profissionais da área saúde;
    – Redução drástica da mortalidade materna e infantil;
    – Preparação das cidades para serem amiga das pessoas idosas;
    – Empoderamento da sociedade civil.

    Quem é Giltarlã Araújo?

    Militante do SUS e das demais políticas públicas há mais de 30 anos e um dos principais articuladores da criação do SUS em Balsas e na região sul do Maranhão. Contribuiu para o fortalecimento das demais políticas públicas, como: educação, desenvolvimento social, meio ambiente e agricultura familiar.

    Sua marca se acentuou com a atuação no campo das Pastorais Sociais da Diocese de Balsas e ao lado do Grupo Condutor da Atenção Primária e Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Balsas vinha fazendo um excelente trabalho, o que gerou forte parceria entre a Secretaria de Saúde de Balsas e instituições como a OPAS, OMS, MS, SES/MA, CONASS.

    Entre os principais compromissos, disse: “Iremos construir o Plano Regional Integrado -PRI, para consolidarmos a nossa região como a mais eficiente na elaboração e na execução da política publica de saúde, o SUS.

    DEIXE UMA RESPOSTA