“Educador de Valor” reconhece profissionais de Educação nos territórios de atuação do Instituto Alcoa

    0
    224

    Conheça os(as) nove educadores(as) que serão valorizados(as) após indicações e votações de cada comunidade.

    Seja na intensa dedicação à alfabetização das crianças; nos projetos de leitura que entusiasmam os estudantes; no desenvolvimento de novas metodologias para superar os desafios da pandemia e garantir a aprendizagem dos alunos; no constante cuidado para engajar os familiares nas ações da escola. São histórias que marcaram a vida desses educadores e educadoras que, agora, são amplamente reconhecidas e merecem ser disseminadas pelos quatro cantos do país.
    A Campanha Educador de Valor 2021, uma iniciativa do Instituto Alcoa, que visa promover uma ampla mobilização em seus territórios de atuação para a valorização dos profissionais da Educação, chega a sua última etapa.
    Mais de 3 mil pessoas, de 173 diferentes cidades do Brasil, participaram do reconhecimento público para identificar os 9 educadores(as) que serão agora valorizados, entre os 15 educadores(as) que haviam sido mais indicados(as) na primeira etapa, num total de 285.
    Os(as) Educadores(as) de Valor 2021 atuam em escolas públicas do Ensino Fundamental, como professores, coordenadores pedagógicos e/ou diretores, nas cidades de Divinolândia (SP); Juruti (PA); Poços de Caldas (MG);  e Paço do Lumiar (MA).
    Os(as) nove educadores(as) receberão, como parte do reconhecimento, leitor de livros digitais, participação em curso, livros, certificado, divulgação de suas histórias nos veículos de comunicação do Instituto Alcoa e participação em uma atividade online sobre a temática de valorização de educadores(as), o “Evento de Reconhecimento”. O encontro será realizado no dia 26 de outubro e contará com  participação também de especialistas nesta temática e aberto para os cidadãos(ãs) de todas as localidades.
    “Foi um amplo processo de mobilização nos territórios de atuação do Instituto entre agosto e outubro, com a participação e apoio das Secretarias de Educação, dos Conselhos Consultivos de Relações Comunitárias, das organizações sociais locais, dos voluntários da Alcoa, e de toda a comunidade escolar. Os estudantes e as famílias se envolveram muito, celebrando e reconhecendo o papel fundamental que educadores e educadoras exercem na formação dos estudantes e em prol de uma Educação de qualidade. Ficamos muito felizes com o resultado deste processo de engajamento local”, ressalta Tatiana Bizzi, diretora executiva do Instituto Alcoa.
    A campanha envolveu uma série de iniciativas, dando visibilidade à atuação de educadores(as) e disseminando ideias, sugestões e oportunidades de ações para que todos e todas possam valorizar os(as) educadores(as) a partir da sua realidade cotidianamente. No site da iniciativa – www.educadordevalor.com.br -, é possível ler a história dos(as) educadores, assim como acessar pesquisas, estudos e publicações a respeito da temática.
    Nas redes sociais do Instituto, como o perfil no Facebook e Instagram, há também diversos materiais a respeito do tema. Além disso, todos que participarem da iniciativa recebem um selo digital “Parceiro(a) da Educação – eu valorizo quem educa!” e acesso a um kit com materiais digitais sobre o tema de Educação.
    Conheça os(as) Educadores(as) de Valor 2021:
    Região de Minas Gerais/São Paulo:
    ● Ana Maria Lobo de Carvalho – EM Wilson Hedy Molinari – Poços de Caldas (MG)
    ● Patricia de Oliveira Santos – EMEB Euclides da Cunha – Divinolândia (SP)
    ● Valmíria Dias de Carvalho – EM João Pinheiro – Poços de Caldas (MG)
    Região do Pará:
    ● Lídio Paz dos Santos – EMEIF Antonio Moreira Rocha – Juruti (PA)
    ● Ivanete Bezerra Castro – EMEIF da A.D Rosa de Sarom – Juruti (PA)
    ● Raimundo Damião Pantoja Soares – EMEIF Manoel Pereira da Cunha – Juruti (PA)
    Região do Maranhão:
    ● Eweny Cristina Moraes Figueiredo – UEB Lima Verde – Paço do Lumiar (MA)
    ● Jailson Antonio Ribeiro Viana – UEB Pão da Vida – Paço do Lumiar (MA)
    ● Maria dos Santos Viana – UEB José Raimundo Rubim – Paço do Lumiar (MA)
    Informações:
    Evento de reconhecimento:“Educador de Valor 2021: Inspirar, agir e reconhecer para transformar”
    Dia: 26 de outubro
    Horário: 14h00 às 15h30
    Link de acesso ao encontro (não é necessário inscrição prévia): https://bit.ly/39SZZs2
    Evento gratuito, online e aberto a todos os interessados.
    Sobre o Instituto Alcoa – Fundado em 1990 no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais. Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

    DEIXE UMA RESPOSTA