Como ajudar o seu filho a encarar o primeiro dia de escolinha? Veja 5 dicas

    0
    305

    São os pais os grandes responsáveis pela adaptação da criança ao início de um novo ciclo, seja encarar a volta às aulas ou o ingresso na nova escolinha sem transformar isso em um drama. No entanto, nem sempre é fácil, e toda a família deve estar envolvida já que é possível que a criança tenha mudanças de comportamento, fique mais irritável ou ainda mais dependente.

    Conselhos para adaptação dos filhos à escolha

    Tudo isso é resultado do processo temporário de adaptação à mudança de hábitos e sentimento de separação. Portanto, para ir com calma nesse início da idade escolar com sucesso, tente seguir algumas dicas:

    1. Antecipe a criança à nova rotina

    Ou seja, vá preparando o pequeno estudante para a nova fase. Não só participando do processo de escolha da escola, como fazendo contato com amigos e professores, materiais e conversando sobre a nova rotina. O que vão poder junto com outras crianças e que tipo de experiências positivas você também teve no seu tempo de escola.

    2. Fale sobre coisas positivas

    “Do que você brincou?”, “Lá que você vai fazer amigos, desenhar” e não sobre o lado mais ‘duro’ do período: “Vamos ficar só um pouco separados”, “É onde você vai aprender” ou, muito pior, “Você precisa ficar para aprender e a mamãe, trabalhar”.

    Tente conhecer a escola antes para ver os locais que as crianças vão desfrutar e mostre pequenos recantos e possibilidades. Um dos lugares favoritos dos pequenos é o pátio, e os brinquedos disponíveis.

    4. Mostre atitude de tranquilidade

    Se o adulto mostra insegurança, isso é inevitavelmente transmitido para a criança o que vai dificultar a sua adaptação.
    Evite chantagem emocional, se você ceder já nos primeiros dias, este hábito poderá ser repetido durante o resto do ano.

    5. Não prolongue despedidas

    Na hora de deixar a criança na escola, o ideal é uma despedida rápida. Explicando com uma atitude calma que você voltará em poucas horas para buscá-la. Evite se prolongar para não haver sentimento de culpa, pesar ou abandono.

    Fonte/Fotos: Bolsa de Mulher

    DEIXE UMA RESPOSTA