Colégio Marista de Balsas é indicado à moção de aplausos na Câmara de Vereadores

    0
    1398
    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

    Com a indicação feita pelo Vereador Profº Niltinho, o Colégio Marista São Pio X de Balsas recebe da Câmara de Vereadores moção de aplausos, como significantes votos de reconhecimento que homenageia a instituição nestes 56 anos de fundação da instituição em Balsas/MA, pelos relevantes serviços prestados à nossa sociedade.

    O Colégio São Pio X de Balsas foi fundado em 05 de abril de 1963 pelos Missionários Combonianos, tendo à frente o Pe. ‘Angelo D’Lassalandra, italiano de nascimento. Neste ano de 2019 completa 56 anos de fundação. O Colégio é uma Instituição particular pertencente à Prelazia de Balsas e possui parceria com a Província Marista Brasil Centro Norte. Em 1976, por solicitação do Reverendíssimo Bispo Dom Rino Carlesi, os Irmãos Maristas assumiram a Direção do Estabelecimento, os quais continuam à frente do mesmo sob orientação do atual bispo diocesano o Reverendíssimo Dom Enemécio.

    São 45 anos de Presença Marista em Balsas, contribuindo para o engrandecimento cultural, não somente da sociedade civil, mas também para a sociedade sacerdotal e religiosa. O Colégio São Pio X teve como primeiro diretor o Ir. Antônio Machado Vieira (já falecido). Na seqüência, desempenharam essa função os Irmãos: Antônio de Araújo Aguiar, José Moreira de Freitas, Raimundo Paulo da Silva, Daniel de Aguiar Albuquerque, Pedro Gomes de Melo, Kerginaldo Correia Moreira, Gerson José de Lima, José Maria Pinheiro de Lima e Carlos Henrique da Silva.

    Atualmente o quadro administrativo é composto pelo Diretor Geral José Nilton Dourado, Vice-Diretora Educacional Marilene Lopes de Carvalho e Vice-diretora Administrativa Maria Gardênia Gomes. A Comunidade Religiosa está composta pelos Irmãos: José Nilton Dourado, Roberto de Sousa Lima e Rogério.

    Ao receber a indicação pelo vereador Niltinho e pelo presidente da Câmara Vereador Moisés Coelho, irmão Nilton Dourado reiterou, falando na tribuna que “ao longo dos 40 anos de presença marista, vieram vários Irmãos a Balsas, a fim de ministrar cursos aos professores locais e um bom número de Irmãos que aqui veio trabalhar, contribuindo para que tantos alunos, que palmilharam este chão, continuassem no caminho do bem e adiantassem os variados conhecimentos”.

    Irmão Nilton falou à Folha do Cerrado, de seu orgulho de receber a indicação de Moção de Aplausos, “porque o time que veio hoje está na consciência de que o Marista ainda é uma referência para esses homens que estão representando o povo, porque é esses homens são a voz do povo, que representa o povo. Pra mim é algo mais que fantástico, o resto é Deus quem manda”.

    Presidente Moisés Coelho, Irmão Nilton Dourado, Irmão Roberto

    Professor Niltinho exclamou sua admiração pela instituição afirmando que “é muito merecida, porque ela já tem mais de 50 anos que foi fundado aqui em Balsas e sob a direção dos Maristas há mais de 40 anos. É uma escola que tem dado informação e conhecimento científico, conhecimento de uma forma geral, da formação integral da pessoa. Então, os Maristas, em Balsas, merecem realmente essa Moção de Aplausos pela sua atuação, pela sua dedicação, pela sua formação religiosa e educacional, que ajuda. É isso que fica nas pessoas, que ninguém consegue tirar, o bem maior que um pai e uma mãe, que uma instituição pode dar para uma sociedade, com a espiritualidade. É isso que transforma realmente a cabeça, os corações das pessoas, que faz com que cada um seja cada vez mais uma pessoa que tenha compaixão e tenha simpatia para o outro, e que se envolva no meio social, fazendo com a vida das pessoas melhore cada vez mais”.

    A Vice-Diretora Educacional Marilene Lopes de Carvalho avaliou a indicação como “muito merecida a contribuição do Colégio São Pio X em Balsa. É histórica os 101 anos de Balsas e 56 anos com presença dos Maristas, formando cidadãos de bens, do esporte e ver que aqui nessa casa (Câmara de Vereadores) tem várias pessoas que passaram por essa escola e não só de Balsas, mas da região inteira. Se a gente for fazer um levantamento de quantas pessoas importantes, hoje, passaram por aquela escola, então é muito merecida essa moção honrosa e mais do que agradecimento, a gente vê com bons olhos, a sociedade também vê com bons olhos aquela escola tão importante para nossa sociedade“.

    Para o Presidente da Câmara, Vereador Moisés Coelho “nós tivemos a oportunidade de estar votando com todos os vereadores e aprovando essa belíssima indicação. O Colégio Marista faz parte da história do nosso município, faz parte da nossa história. Então, são muitos balsenses que tiveram a oportunidade, não só de receber os ensinamentos de educação, mas ensinamentos para a vida e muitas lembranças boas e vivência dentro do Colégio Marista e eu tive a oportunidade de fazer parte e de estudar e de receber hoje, o nosso Irmão José Nilton, com todos os colaboradores do Colégio Marista e foi um prazer fazer parte desse momento”. Declarou o presidente.

    Ao longo dos anos o Colégio Marista São Pio X contribui para o engrandecimento cultural não somente sociedade civil, mas também para a sociedade sacerdotal e religiosa com bom número de alunos que serão para sempre a glória deste Educandário. Ingressaram na Congregação dos Irmãos Maristas, os balsenses: José Nilton Dourado, Pedro Ângelo Resende, Joaci Pinheiro de Souza, Juarez Pinheiro de Souza, José Santana Bezerra Filho, Bento Alves da Silva, Hilton Wagner Correia, Manuel da Silva Lima, James dos Santos, Paulo Nascimento de Sousa, Regiere Alves da Cruz, José Edivan da Silva. Além destes balsenses que são Irmãos Maristas, o padre Moacir também foi primeiramente marista.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    3 × 4 =