Câncer de boca: quais os sintomas e como prevenir

    0
    788

    Hábitos saudáveis e a visita regular a um cirurgião dentista podem evitar o aparecimento da doença, alerta especialista 

    No Brasil, a média de novos casos de câncer bucal é de 11 mil em homens e 4 mil em mulheres, por ano. Os números levantados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que, a cada 100 mil homens, 10 casos surgirão da doença; e a cada 100 mil mulheres, pouco mais de 3, elevando a doença ao topo entre os mais frequentes tipos de cânceres.

    Também conhecido como câncer de lábio e cavidade oral, o tumor maligno pode afetar lábios, gengivas, bochechas, céu da boca e língua. “Maioria dos tipos de câncer ocorre em pessoas acima de 40 anos, e uma dieta carente de frutas e vegetais pode facilitar o desenvolvimento da doença. Lembre-se de que exposição ao sol pode aumentar as chances de se desenvolver câncer nos lábios. Maior parte dos casos é diagnosticada em estágio, por isso, a importância da prevenção”, afirma o dentista e coordenador do curso de Odontologia da faculdade Anhanguera, George Nascimento.

    Entre os fatores que contribuem para o surgimento do tumor, o especialista destaca o tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção, excesso de gordura corporal, o contato constate com amianto, fuligem de carvão, bem como poeira de madeira, couro, cimento e cereais, além de infecção por papilomavírus humano (HPV).

    “Estar atento a qualquer anormalidade. O câncer bucal pode acometer qualquer região da boca, como lábios, língua e garganta, bem como nas glândulas salivares, faringe, laringe e seios da face. Como a detecção prévia é essencial para combater essa doença, é importante que você consulte seu médico imediatamente se alguns dos sintomas a seguir persistirem por mais de duas semanas como feridas, inchaços, nódulos ou manchas espessas em qualquer lugar em torno de sua boca ou garganta, m lesões vermelhas ou brancas na boca ou nos lábios”, alerta o especialista.

    Hábitos saudáveis são como aliados na prevenção

    Adotar hábitos saudáveis é um grande aliado na batalha contra inúmeras doenças ao longo da vida sejam elas cardiovasculares, respiratórias crônicas ou renais; e o câncer não está fora desta lista. Confira abaixo quais práticas podem te auxiliar.

    • Manter a higiene bucal;
    • Ingerir alimentos ricos em vitaminas e minerais, principalmente vitamina C;
    • Evitar o consumo de fumo e de álcool;
    • Consultar regularmente um dentista;
    • Equilibrar o peso corporal;
    • Usar preservativo na prática do sexo oral.

    O autoexame é um método de acompanhar como está a saúde bucal. “Por meio dele, é possível observar mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca. Ainda assim, a análise de um profissional não deve ser descartada”, enfatiza o docente.

    Em casos de diagnóstico positivo deve-se partir para tratamento e possível cirurgia. A avaliação médica é quem determinará a melhor forma de tratamento e cerca de 80% dos casos, se acompanhados, têm cura.

    DEIXE UMA RESPOSTA