Balsas se despede do Outubro Rosa entregando panfletos em avenida. Vem aí Novembro Azul.

    0
    317

    Para encerrar o mês da campanha de 2017 sobre a prevenção do câncer de mama, na última sexta-feira, 27/10, funcionários do Departamento Municipal de Políticas para Mulheres, do setor de Políticas Públicas, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, da prefeitura de Balsas/MA, entregou milhares de panfletos na avenida Raimundo Félix, em frente ao Hiper Mateus, para alertar as mulheres a estarem de olho na própria saúde.

    Uma campanha mundial chamada Outubro Rosa, acontece todos os anos, especialmente no mês de outubro e visa conscientizar a população feminina, mas também a sociedade em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com o laço cor de rosa como símbolo, a campanha começou em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. De fato, ainda hoje muitas localidades do mundo ainda comemoram com uma corrida, inclusive no Brasil.

    Para a psicóloga Kátia Della Flora, “as mulheres estão mais conscientes hoje sobre o assunto, e entregamos um material bem informativo onde elas devem buscar orientações, quais os sintomas. Previnir sempre é o melhor remédio”. Kátia acredita que as campanhas são essenciais e atingem resultados muito relevantes. “Não adianta cruzar os braços e deixar que nós, mulheres, assim como os homens, se lembrem de procurar um médico, mas alertamos sempre, durante as campanhas sobre os riscos de não fazer os exames. A campanha é isso.”. Ressaltou Kátia.

    Ainda nesta segunda-feira, 30/10, o médico dr. Isaac Azevedo Tenório explicou, na sessão ordinária da Câmara Municipal e através de slides, como a prevenção, onde e quando se deve fazer os exames necessários antes que os cânceres de mama e da próstata cheguem a um estágio insolúvel.

    O médico alagoano que também é especialista em Alergia Alimentar e colaborador do livro Manual de Alergia Alimentar e já participou de dezenas de palestras pelo Brasil afora como a do Vale do Itajaí, região no estado de Santa Catarina, a convite da revista Bem Estar, trabalha no HBU e na clínica São Carlos, disse à redação deste Jornal  que o mês de outubro “foi um mês fantástico. As pessoas se mobilizaram mais.  “. Dr. Isaac também ressalto que “o funcionamento do aparelho de ressonância magnética é um sonho realizado, já que irá ampliar mais e melhor os diagnósticos. A partir de hoje os pacientes já podem usufruir deste aparelho, que se encontra na Clínica São Carlos”.

    Para ele, “o mês de outubro é sempre muito fácil, as pessoas já estão envolvidas com isso há muitos anos, não é uma coisa que começou hoje, então de uma forma geral a sociedade está preparada para isso e já vê no mês de outubro uma oportunidade para o desenvolvimento da sua prevenção do câncer de mama. Realmente nós conseguimos avançar no diagnóstico precoce do câncer de mama. É um sonho antigo, presente desde que eu cheguei em Balsas e vem de uma luta muito grande, nós recebemos esse aparelho é um tempo e tivemos muitos problemas de serviço para que houvesse a instalação. Mas, graças a Deus foi muito difícil trazer esses profissionais de fora, profissionais especializados para ele funcionar. E aconteceu, está em pleno vapor. Nós estamos aí prontos para trabalhar. Nossa formação foi ressonância magnética também, plenamente capacitados para trabalhar. Podemos realizar diagnóstico de câncer, de lesões de joelho, lesões de coluna, de hérnia de disco e cerebrais, que muitas vezes nós precisamos encaminhar os pacientes para fora. Nossos meninos que trabalham conosco há bastante tempo fizeram todo o treinamento e a gente já está apto a realizar a partir de hoje os exames de ressonância magnética particular ou pelo SUS. O exame no início ele é particular, nós estamos aguardando agora uma proposta da prefeitura, pois a Clínica São Carlos sempre esteve disponível, mas fazemos todos os exames pelo SUS e gostaríamos muito que esse também fosse feito pelo SUS porque é um exame muito caro e que a população precisa, não é só a pessoa que tem dinheiro ou tem um plano, um convênio, para realizar esse exame. Nós estamos aguardando essa solicitação da prefeitura para que a gente possa passar a trabalhar e essa autorização vem da Secretaria de Saúde da Prefeitura para Clínica São Carlos. A São Carlos nunca fez diferença entre um exame particular ou de convênio. Sempre foi feito durante todos os dias é o mesmo aparelho de tomografia, o mesmo aparelho de mamografia, o mesmo aparelho de ultrassom, o mesmo aparelho de raio-x e o mesmo aparelho de densitometria. Pobre e rico são iguais, nós queremos servir toda a população, não temos intenção nenhuma de selecionar alguém para fazer mas a gente tem que aguardar esse convite da Secretaria de Saúde para que a gente possa oferecer isso também, para a população”.

    A palavra de ordem de dr. Isaac para o m~es vindouro, com a campanha Novembro Azul é “se cuidem! O exame de mama, auto-exame de mama como é o exame de próstata através do toque retal não custa nada e está disponível em qualquer lugar que o médico pode realizar e você tem que gostar de você para fazer esse diagnóstico, porque se você não fizer o câncer realmente pode acometer com você e acontecer no diagnóstico tardio onde a gente não vai ter mais do que tratar realmente”.

    A Câmara Municipal também distribuiu, nesta mesma sessão, o conhecido laço azul, para lembrar os homens de sua campanha contra o câncer da próstata.

    DEIXE UMA RESPOSTA