Balanço Dia dos Namorados: E-commerce registrou 2,8% em tentativas de fraude neste ano

    0
    304

    Levantamento realizado entre 29 de maio e 12 de junho, mostrou que o ticket médio das compras fraudulentas foi de R$1.183

    De acordo com levantamento exclusivo da ClearSale, empresa especialista em soluções de prevenção e gerenciamento de risco, neste ano, o Brasil registrou 2,8% no valor total de tentativas de fraude no comércio eletrônico no Dia dos Namorados. O dado equivale a R$ 96 milhões em fraudes evitadas no varejo virtual, redução de 40% no comparativo com 2022. No período de 29 de maio até 12 de junho, a empresa analisou quase R$ 3,5 milhões em pedidos no e-commerce, o ticket médio da fraude foi de R$1.183.
    A redução das tentativas de fraudes no e-commerce é um fenômeno que vem sendo observado em outras datas sazonais do varejo. “Neste semestre, temos acompanhado uma leve desaceleração do e-commerce, que pode ser explicada por fatores como o endividamento da população, então é natural que haja queda também nas tentativas de fraude”, explica Marcelo Queiroz, head de Estratégia e Novos Mercados da ClearSale.
    Apesar do cenário desafiador, o especialista acredita que o acesso à informação e a conscientização do consumidor sobre tentativas de fraudes, e como evitá-las, também tenham contribuído para a redução. “O combate aos golpes é um trabalho efetivo, tendo em vista que o ticket médio de pedidos bons foi 10,9% maior do que no ano anterior”, avalia Queiroz.

    Categorias

    Entre as categorias de Dia dos Namorados que mais sofreram tentativas de fraude neste ano estavam: eletrônicos (3,9%), com ticket médio de R$2.610; celulares (3,9%), com R$ 2.758; games (3,5%), com ticket médio de R$ 1.982, e, por fim, informática (2,7%), com R$ 2.668.

    Regiões

    A região Norte registrou o maior índice de tentativas de fraude do país, com 4,1% e ticket médio de R$ 1.353; o segundo lugar ficou com o Nordeste, com 3,7% e ticket médio de R$ 1.226. As regiões Centro-Oeste e Sudeste ficaram empatadas, ambas com 2,8%, todavia, a primeira obteve ticket médio de R$ 1.418 e a segunda fechou com R$ 1.119.

    MarketPlace

    Ainda de acordo com o levantamento, o setor apresentou 3,6% em tentativas de fraude, com mais de R$ 1 milhão em valor total de pedidos realizados. No Dia dos Namorados, o ticket médio da fraude no MarketPlace foi de R$ 2.004, enquanto o de pedidos bons foi de R$ 792. Vale ressaltar que essa diferença, no entanto, não pode ser considerada surpreendente, já que fraudadores buscam produtos mais caros e com maior liquidez, segundo a ClearSale.

    DEIXE UMA RESPOSTA