Arari recebe exposição “Hacklab Volante” dia 28/09

    0
    181

    Micro-ônibus adaptado mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante e ficará aberto das 16h às 22h na Praça do Folclore.

    [xyz-ips snippet="Banner-728x90"]

     

    Depois de passar por São Luís entre 14 e 23/09, o Hacklab Volante segue no Maranhão e chega a Arari, onde ficará aberto à visitação dia 28/09, quinta-feira, das 16h às 22h, na Praça do Folclore. O micro-ônibus adaptado mistura ateliê, oficina, galeria de arte, museu de engenhocas e feira de ciências itinerante e é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O público poderá visitá-lo gratuitamente, interagindo com seu acervo de arte multimídia e gambiarras.

     

    As visitas são guiadas por monitores que apresentam os conceitos científicos e artísticos das obras. Elas duram em torno de 10 minutos e são feitas em grupos de 6 a 8 pessoas. A exposição conta com quase 20 obras de nove artistas, como Fred Paulino, artista visual e curador, além de idealizador do projeto; os também mineiros Marcelo Kraiser e Sara Lana; o paulista Arthur Joly; e o argentino Jorge Crowe, entre outros (veja lista completa no final).

     

    Além das obras em exposição, o projeto leva conteúdos educativos, experiências eletrônicas, incentivo ao uso de fontes de energia sustentável e demonstrações de funcionamento de materiais eletroeletrônicos e manejo de ferramentas.

     

    Também fazem parte do Hacklab Volante os “Businhos”, oficinas de iniciação à eletrônica e ao design de produtos. Em Arari, os “Businhos” acontecem na Escola Municipal José Joaquim Batalhal, no Povoado de Moitas; na Escola Municipal José Francisco, em Perimirim; e na Escola Municipal Zuleide Bogéa, no centro da cidade. A metodologia adotada estimula a criatividade e o espírito inventivo dos participantes, com construção e customização de um adereço em formato de ônibus, contendo LED’s pisca-pisca e componentes eletrônicos.

     

    No dia 27 de setembro, já em Arari, o Hacklab estará também na Estação Conhecimento durante a Semana Maker de Arari. E atenção: o próximo destino do Hacklab Volante no Maranhão é Imperatriz (exposições abertas nos dias 01 e 02/10).

    DEIXE UMA RESPOSTA

    quinze + dezessete =