6ª Expedição às nascentes do Rio Balsas homenageia a naturalista Magal

    0
    426

    A 6ª Expedição acontecerá nos dias 03 e 04/10, próximo final de semana.

    Nesta última segunda-feira, 28/09, o presidente criador e organizador da 6ª Expedição às nascentes do Rio Balsas, através da Ong IDERB – Instituto de Defesa Rio Balsas, Miranda Neto, subiu à tribuna da Câmara Municipal de Vereadores, para agradecer e convidar os legis, pelas contribuições que sempre tem estendido à realização do evento.

    Miranda Neto também agradeceu aos pares pela participação in loco, durante todas as expedições feitas às cabeceiras do rio, na região dos Gerais de Balsas, local distante quase 300 km da sede e de difícil acesso.

    O presidente da Câmara, Moisés Coelho, não confirmou participação nesta Expedição, mas afirmou sua contribuição e analisou a expedição anual como uma grande realização fiscal e colaborativa para a natureza e para a região. “Todos devemos pensar desta forma. A natureza é de todos nós e todos devemos pensar no melhor. Isso vai refletir no futuro de nossos filhos e netos.” Disse.

    Com preocupação constante voltada às queimadas e diminuição das matas ciliares sobre as cabeceiras e nascentes, o IDERB tem se relacionado incessantemente com o poder público jurídico e com os produtores para a concretização do mapeamento e fiscalização da flora e fauna, que formam o ecossistema e a biodiversidade na região.

    Além disso, nesta 6ª edição, o IDERB faz homenagem póstuma a uma pessoa muito especial, Gilza Magalhães de Almeida ou Magal, como era mais conhecida e que participou de todas as outras edições, mas não mais estará como integrante desta, senão pelo seu espírito de admiradora e defensora da natureza. Magal (Toca do Samba), que morreu em abril deste ano, em São Luis, aos 57 anos, após diagnóstico de câncer no fígado, além de grande incentivadora cultural de Balsas, sempre esteve registrando as ações ecológicas e sociais do grupo, a beleza natural que rodeia as nascentes, como também os prejuízos causados pela ação do homem e os costumes dos povos que ali residem.

     

    VEJA INFORMATIVO E VÍDEO ABAIXO:

    Além dos agradecimentos e convites feitos às autoridades competentes que defendem a natureza, do estado e de cidades relacionadas à região e que são banhadas pelo Rio Balsas, o presidente também convidou a imprensa. Os vereadores também deram sua palavra a respeito das Expedições.

    DEIXE UMA RESPOSTA