Os avanços na saúde do município não param. Sempre em busca de melhorias a prefeitura de Balsas vem cada vez mais procurando intensificar métodos modernos e rápidos, através de capacitação de seus profissionais, que priorizem o atendimento do SUS para a população.
Hoje, 04/11, Balsas recebe equipe da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde, que dará curso que reforçará a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância – AIDPI. Durante toda esta semana, médicos e enfermeiros receberão a capacitação com foco no fortalecimento e na qualificação do atendimento no nível primário de atenção, instrumentalizando os profissionais para que eles possam conduzir os casos de forma rápida e adequada, contribuindo para aprimorar as práticas de tratamento e atendimento em saúde.
De acordo com o oficial nacional da Unidade Técnica de Família, Gênero e Curso de Vida, da OPAS, Bernardino Vitoi é uma capacitação que se chama Estratégia da Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância e é uma estratégia que muda um pouco a abordagem de como os médicos e enfermeiras realizam a consulta e o acompanhamento das crianças. “É uma estratégia que tenha o foco na criança e não na doença e tem o objetivo de dinamizar e maximizar o atendimento dessas crianças e dessa forma melhorar a qualidade de vida e reduzir os indicadores de saúde, evitar doenças mais graves, tratar essas crianças na própria Atenção Primária para que elas não precisem ficar em ambiente hospitalar, ficar internada, hospitalizada. Esse é o grande objetivo da estratégia”.
O método foi desenvolvido pela OPAS e pela Unicef que são duas agências das Nações Unidas e é uma estratégia que se destina a atenção primária. Ela já está sendo utilizada tanto em área indígena como em cidades e metrópoles em qualquer serviço de atenção primária. “É uma abordagem diferenciada que reúne protocolos de todas as doenças mais prevalentes na infância e transforma isso numa abordagem muito mais simples para o profissional. Torna-se uma abordagem muito mais completa, onde a criança é olhada como indivíduo e não como doente. Então, tem toda uma metodologia, uma sistemática de atendimento que você vai olhando um ser integral e não fragmentado“. Completa Guto Vitoy, como é conhecido Bernardino.
Para o vice-prefeito Celso Henrique que marcou presença na abertura do evento, o prefeito Dr. Erik tem investido intensamente em todas as áreas da saúde de Balsas e este programa é muito importante “porque vem fazendo com que Balsas fique sempre abrindo as portas para novidades. Esta capacitação, com certeza vai beneficiar o atendimento e melhorar a qualidade no atendimento à população”.
O Secretário de Saúde, Raylson Félix Barros, acompanhou a abertura da capacitação com entusiasmo, pois esta não é a primeira vez que diretores e coordenadores da OPAS, como da Unicef e da OMS marcam presença em Balsas. Para ele, “o município sempre busca acompanhar o mundo da medicina, a metodologia aplicada nas grandes cidades e esse é o motivo de Balsas estar se tornando cada vez mais atendida por estas organizações tamanho o nosso interesse em melhorar a qualidade no atendimento”. Ratificou Raylson.
Em futuro breve, os médicos e enfermeiros também serão capacitados para novos métodos na geriatria conforme afirmou Giltarlã Araújo, ouvidor do SUS e membro do Grupo Condutor das Redes de Saúde.