
Grupo participou de palestras, workshops e visitas técnicas que mostraram como o empreendedorismo transforma vidas e comunidades
“A gente volta diferente”. Essa frase resume o sentimento das empreendedoras de Balsas e Carolina que participaram da Feira do Empreendedor da Paraíba. Com o objetivo de ampliar conhecimentos e fortalecer a atuação no mercado, empreendedoras de Balsas, a viagem incluiu também visitas técnicas a negócios locais de destaque.
A ação foi promovida pelo Sebrae Maranhão em parceria com a Associação de Mulheres Empreendedoras em Balsas (AMEB), reforçando o papel do empreendedorismo feminino como motor de transformação econômica e social.

A presidente da AMEB, Irisneide Araújo, destacou a importância da parceria e do impacto para as associadas. “A partir do momento que uma associação ou qualquer empresa se junta em parceria com o Sebrae, a transformação acontece na vida das pessoas. Essa parceria entre a AMEB e o Sebrae trouxe uma grande evolução para que todas as meninas pudessem ter essa oportunidade de participação em um evento de tamanha importância como a Feira do Empreendedor, aqui em Campina Grande”, completou.
O evento contou com diversas palestras, incluindo a da atriz e empreendedora Giovanna Antonelli e da ativista da maturidade, Maria Cândida, que falou sobre inclusão, finanças e liderança que marcaram o encontro sobre empreendedorismo feminino.
A agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Carolina, Samara Macedo, reforçou que a viagem representa também um ganho coletivo. “Fiquei muito feliz em participar da Feira do Empreendedor. Foi uma experiência nova, com várias informações e orientações nas oficinas e painéis. O principal é levar esse aprendizado para nossas salas e incentivar ainda mais o empreendedorismo local em nossos municípios”, disse.
Visita técnica inspira empreendedoras

Além da programação da feira, a caravana participou de visitas técnicas ao município de Areia, na região do Brejo Paraibano. Uma das experiências mais marcantes foi conhecer o Restaurante Rural Vó Maria, comandado pela empresária Luciana Balbino, hoje reconhecida nacional e internacionalmente pelo trabalho comunitário e pelo modelo de negócio que alia gastronomia, tradição e impacto social.
“Aqui a gente começou com muito pouco, acreditando que dava para empreender dentro da comunidade, comprando da agricultura familiar e trabalhando com as pessoas daqui. Hoje não vendemos apenas comida, mas uma experiência gastronômica que atrai visitantes de todo o Brasil. É sempre uma alegria receber grupos como o de Balsas e mostrar, na prática, que quando a gente quer, vai lá e faz”, contou Luciana.
A empreendedora Joelma de Lira Rodrigues ficou especialmente tocada pela história de Luciana. “A viagem toda foi inspiração. Um dos momentos que mais me marcou foi a visita ao restaurante da Luciana. Ver de perto a simplicidade dela, mesmo depois de alcançar tanto sucesso, mostra que é possível crescer sem perder a essência. Eu volto para casa com a palavra gratidão, transbordando de conhecimento e inspiração”, falou.
Experiência marcante
As participantes voltaram para Balsas com novas perspectivas sobre seus negócios e vidas pessoais. A empreendedora Maria de Lourdes Rocha resumiu o sentimento de aprendizado coletivo. “Foi maravilhoso, muito aprendizado e experiências que vamos levar para aprimorar nosso trabalho. A bagagem volta recheada de novidades para aplicar nos nossos negócios”, frisou.
Para a artesã Maria Felix Carvalho do Nascimento, a viagem foi inesquecível. “Aprendi muito e estou muito grata ao Sebrae por essa oportunidade. Foi uma surpresa maravilhosa, que me deixou radiante. Vou levar esse aprendizado para o meu artesanato e para minha vida. Em uma frase: foi uma viagem única”, afirmou.

Já Geraldina Ferreira de Andrade destacou o impacto no seu processo de reinvenção profissional. “O caminho do empreendedor não é fácil, mas é possível. Já precisei me reinventar na minha profissão e hoje sei que o Sebrae é esse parceiro que nos leva ao conhecimento e abre portas para crescer. Volto com esperança e superação”, ressaltou.
Para o gestor do Sebrae em Balsas, Hiago Aravena, a experiência atingiu plenamente o objetivo da caravana e essas mulheres retornam agora com o desafio de aplicar em seus negócios locais a inspiração vivida em Campina Grande, mostrando que o empreendedorismo feminino segue cada vez mais forte no Maranhão.
“A viagem foi um sucesso. Esse tipo de iniciativa proporciona experiências que vão além do empresarial, alcançando também o lado pessoal dessas mulheres. O Sebrae entende que essas vivências são capazes de inspirar e, sim, mudar a trajetória de negócios”, concluiu o gestor.