“Se o primeiro contato dos clientes com uma organização se dá através da recepção, portanto, os recepcionistas são como a porta de entrada de uma empresa, tendo o papel de fidelizar os clientes, porém, se não souberem agir, podem levar ao efeito contrário, e fazer a empresa perdê-los. Assim, o recepcionista tem um papel estratégico.”. 

Com esta premissa foi que o coordenador executivo da AMAPA – Wellington Nascimento Silva e o supervisor de educacional do SENAC – Adriano Ferreira realizou, realizaram em Balsas, nos dias 10 e 11/02, treinamento direcionado às funções de Secretárias e Recepcionistas oferecido aos parceiros da associação e algumas vagas à comunidade local para fechamento de quórum.

Conduzido pela instrutora Renata Santos da Silva Soares, o curso mostrou que algumas tarefas desenvolvidas pelos recepcionistas como informar, conduzir, orientar, encaminhar e filtrar informações são de grande responsabilidade desses profissionais que devem fazer um trabalho que contribua para o bom relacionamento entre os clientes externos e internos, atuando como uma ponte entre eles.

“Um bom recepcionista atua com cordialidade e simpatia, tem comprometimento, e mantém a discrição em seu trabalho, sendo uma peça chave para o sucesso de uma empresa. Portanto, o treinamento de tal profissional torna-se um fator importante para o bom funcionamento do negócio, neste aspecto, atual e potencial na cadeia produtiva do algodão maranhense.”. Disse Wellington Nascimento, coordenador da AMAPA.

“A função de uma secretária na empresa é de suma importância a começar pela aparência que espelha a imagem inicial da empresa, depois sua abordagem com os clientes e visitantes, afinal este colaborador representa o “cartão de visitas” dessa organização e, dessa forma, o ocupante desse cargo deve possuir uma aparência sóbria (discreta), e encontrar-se devidamente habilitado para esta abordagem.”. Continuou Wellington Nascimento.

Nesses dois dias, o treinamento discorreu sobre os seguintes tópicos:

  • Compreendendo a atuação da secretária;
  • Postura ética na empresa;
  • Código de ética da profissão;
  • Importância do sigilo profissional;
  • Técnicas secretariais: organização do local de trabalho; atendimento a clientes internos e externos; atendimento telefônico; agenda; follow-up; arquivo;
  • Reuniões: viagens; atuação em eventos; marketing pessoal e etiqueta empresarial.

Além do conteúdo programático, ocorreram dinâmicas, estudos de casos e trabalhos em grupos.

Ainda de acordo com seu coordenador, a AMAPA continuará ofertando treinamentos aos seus associados e a sociedade regional mantendo-se aberta a novas demandas.

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