Além do hospital de campanha, o secretário visitou também o Hospital Regional, falou das 12 máquinas de hemodiálise que Balsas vai receber do estado e do novo Centro de Atendimento no bairro Potosi.

Com sua agenda lotada, o Secretário de Saúde do Maranhão, Carlos Lula, visitou o município de Balsas, na manhã desta quinta-feira, 23/07, fazendo tour fiscalizatório pelos hospitais e conferindo de perto os trabalhos acirrados de combate ao coronavírus, que chegou, nesta quinta-feira, ao 25º óbito e 8.809 casos notificados para 2.692 casos confirmados de pessoas com Covid-19, marcado por mais um decreto de isolamento social anunciado em sua live semanal, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em distribuidoras, bares e mercados, em finais de semana (sexta-feira, sábado e domingo) e também a partir das 18 horas, de segunda a quinta-feira, durante 16 dias. Decreto que, segundo o gestor, Dr. Erik Augusto, “é para evitar um lockdown”.

Acompanhado pelo prefeito de Balsas, pelo vice Celso Henrique, pelo gestor Giltarlã Araújo, pelo secretário de municipal Saúde Raylson Félix e pelo deputado estadual Márcio Honaiser, sua primeira visita aconteceu no Hospital de Campanha Dom Enemésio, onde, recebido pelo coordenador Fabrício Galvão conheceu todos os departamentos, equipamentos e os procedimentos usados para o controle e combate ao coronavírus. Além de ouvir detalhadamente o coordenador do hospital, o secretário Carlos Lula ainda conversou com muitos pacientes positivados que aguardavam do lado de fora para consulta médica, onde há três médicos diariamente.

Preocupado com a lotação nos leitos, o secretário falou do seu registro diante do combate em Balsas e disse que “está na direção correta”, além disso falou também de novas medidas para agilizar o controle sobre o Covid-19, como mais leitos e mais médicos:

Para o coordenador, Fabrício Galvão, a passagem do secretário pelo hospital é uma consequência de um trabalho e “é muito significativo”:

O diretor do HC Dom Enemésio e presidente da AMB – Associação dos Médicos Balsenses, Dr. Luciano Macedo, disse que a vinda de Carlos Lula tem a importância de observar e avaliar seus trabalhos e poder oferecer mais, através do Estado:

Dr. Luciano Macedo pede ainda, que a população evite sair de casa, mas que eles estão ali para dar o melhor de si:

Feliz com as boas notícias trazidas pelo secretário, como mais 06 leitos de alta complexidade para o Hospital Regional, o diretor Eliabe Wanderley disse ainda que Carlos Lula tem congratulado o município, como a região sul do Maranhão, juntamente com o Dep. Márcio Honaiser, que têm feito “a grande força de corrente para nosso povo”.

Para o prefeito e médico Dr. Erik, a visita do secretário Carlos Lula chegou na hora certa. “A luta é dura, o inimigo é invisível mas é muito perigoso. Essa ajuda que chega hoje, chega na hora certa”. Disse o prefeito, referindo-se aos leitos na UTI, ao terceiro Centro de Atendimento aos pacientes de Covid-19 que será instalado no bairro Potosi e aos médicos que chegarão:

Dr. Erik disse ainda que os decretos impostos por ele “eram atitudes meio chatas, mas que deram certo. Além disso, o combate a aglomerações e escolas fechadas, contribuiu muito com o atraso na chegada da pandemia em Balsas”. Mas para ele, os encontros e aglomerações em casa e nos arredores, conhecidas como “festas do covid”, fizeram aumentar os casos.

O secretário de Saúde municipal, Raylson Félix, falou da ampliação de leitos e de médicos e pede ajuda da população:

O Deputado Márcio Honaiser agradece a disposição da via aérea, cedida pelo governo e apoia o decreto sancionado pelo prefeito Erik.

Secretário visita UTI de neo natal do Hospital Regional de Balsas.
Secretário conversa com pacientes que estão à espera de consulta.

DEIXE UMA RESPOSTA