Primeiros lotes do IRPF 2024 são destinados às prioridades e a quem pagou com Pix. Calendário prevê nova data no fim de julho; confira
O terceiro lote da restituição do Imposto de Renda 2024 será liberado no dia 31 de julho. A consulta ao segundo lote foi liberada no dia 21 de junho pela Receita Federal. Neste lote estarão incluídos 5.755.667 contribuintes, que terão direito a um montante total de RS 8,5 bilhões. Veja abaixo o calendário com os novos lotes.
Caso você não foi um dos contemplados neste lote, confira quando serão liberados os próximos.
Planilhas em excel – Controlplan (controlplanplanilhas.com.br)
Calendário de restituição do IRPF 2024
- Primeiro lote: 31 de maio, já pago;
- Segundo lote: a ser pago na próxima sexta-feira, 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto e último lote: 30 de setembro.
Regras para a restituição do Imposto de Renda 2024
A consulta aos lotes de restituição sempre ocorre uma semana antes da liberação do dinheiro.
Neste segundo lote, segundo o Fisco, todo o valor irá para contribuintes com prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
Além dos gaúchos (252.738 contribuintes), têm prioridade para receber os lotes de restituições os idosos acima de 80 anos (140.360); os idosos que têm entre 60 e 79 anos (1,02 milhão); os contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave (66.287) e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério (459.444).
Os contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF ao preencher a declaração do IRPF 2024 para receber a restituição dessa maneira aparecem em seguida na lista de prioridades – 3,81 milhões fizeram essa opção.
Como consultar a Restituição do Imposto de Renda 2024?
Para verificar se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar minha restituição”.
A restituição é depositada na conta bancária informada na declaração enviada pelo contribuinte. Caso o contribuinte não resgate o valor no prazo de um ano, será preciso solicitá-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.