A nova Unidade Básica de Saúde Enfermeiro Incio Botellho deverá atender mais de 06 mil moradores dos bairros Joaquim Coelho, Jocy Barbosa e Santa Rita, que foram construídos pelo programa de governo Minha Casa, Minha Vida. O Santa Rita é um dos mais antigos bairros do municípios. “É uma grande conquista para a saúde de toda essa região. Esse Posto vai ter condições de atender toda essa população”. Afirmou o prefeito médico Dr. Erik Augusto em entrevista à Folha do Cerrado.

Depois da bênção da  nova entidade pública anunciada pela Pe. Antonio Luis, o prefeito sinalizou também que “em breve, breve mesmo, aqui do lado, vamos inaugurar uma grandiosa escola, também para atender esse bairro com muitos habitantes, que antes não tinha escola para atender os filhos dos moradores, as crianças que têm que se deslocar grandes distâncias para os seus estudos. Então, aos poucos estamos trazendo infraestrutura para eles”. Considerou.

O Secretário de Saúde, Raylson Félix Barros, comunicou que já há atendimento para a população em um posto improvisado, “ali ao lado” mas informou que novos equipamentos serão entregues ao novo posto “só que por enquanto vamos transferir os equipamentos já existentes para este novo Posto e daqui a 03 semanas todo o atendimento necessário para a população será concluído”. Informou Raylson.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Moisés Coelho, parabenizou o prefeito pela preocupação com a saúde da população “principalmente com a população mais distante do centro e de outros centro de saúde, além de beneficiar, com esta entrega do posto milhares de pessoas que não precisarão se deslocar para outra região por motivo de vacinação, consultas imediatas entre outras situações de emergência”. Confraternizou o vereador.

Dentre os familiares convidados a participarem da inauguração, José Canarinho, mais conhecido como Jiló, é sobrinho do enfermeiro homenageado com o seu nome na fachada do posto ‘Enfermeiro Inácio Botelho’, que faleceu aos 71 anos e por mais de 20 anos se dedicou a salvar vidas, entre o Balsas Urgente e Hospital São José. Para Jiló, “nada mais merecido que uma recordação como esta, porque assim ele fica imortalizado para o conhecimento das atuais gerações e futuras, porque todo mundo vai saber que Inácio foi uma pessoa que não devia faltar entre nós, mas Deus também precisava dele e o levou. Para nós foi muito cedo, mas para Deus ele foi a tempo. Mas que a falta é insubstituível Inácio. Para sempre no coração de todo mundo!”.

O sobrinho e afilhado de Inácio, Mauro Filho, disse estar “muito agradecido, pois Inácio ajudou muitas pessoas a recuperarem sua saúde e eis aí sua recompensa. Só temos a agradecer, mesmo!”.

Dona Maria Helena, representando os moradores da região do Jocy Barbosa, leu um documento em que a população local agradece pela conclusão e entrega da Unidade de Saúde Básica. “Vimos, por meio deste, agradecer algumas melhorias de nossas reivindicações por ocasião da nossa audiência pública sobre políticas públicas ocorrida em 26 de abril de 2019. Agradecemos a entrega deste posto de saúde no Jocy Barbosa e esperamos que em tão breve possa funcionar. A ampliação da creche/escola, também no mesmo bairro, que desejamos tão logo também inaugurar. Somos cientes do vosso esforço no sentido de corresponder com nossas necessidades. Porém, considerando que somos três bairros, cuja população é muito vulnerável com grande número de crianças, adolescentes e jovens, idosos, hipertensos, diabéticos e outras condições crônicas, assim como alvo grande de violência, pedimos a construção de outras entidades que atendam nossa comunidade em caráter de emergência.”.

A Enfermeira Maria Luiza Nunes é quem chefiará a Unidade Básica de Saúde ‘Enfermeiro Inácio Botelho’ e ressaltou à reportagem da Folha do Cerrado as prioridades no atendimento dos moradores dos bairros Jocy Barbosa, Joaquim Coelho e Santa Rita, além de bairros adjacentes. “É o nosso sonho, nosso desejo de trabalhar com a participação popular, fazendo com que a comunidade nos ajude a fazer acontecer as ações. Então o que é que nós vamos estar fazendo: assim que acontecer processo seletivo para Agente Comunitário de Saúde nós vamos estar fazendo a territorialização – que é o que define as microáreas para cada Agente Comunitário de Saúde e depois disso fazer o cadastro de todas as famílias, de todos os moradores, da família e das pessoas, levantar o diagnóstico da população e fazer o plano, classificar família, segundo a Escala de Savassi e depois a gente vai também fazer o plano de ação para trabalhar junto à comunidade. Por exemplo, nós estamos aqui já trabalhando desde 15 de maio, nós já temos hoje 45 gestantes, dessas 60% são menores de idade, até 20 anos, também temos que fazer um trabalho de educação sobre a sexualidade com adolescentes – isso é urgente – nós temos uma população muito grande de idosos hipertensos e diabéticos. Então, temos que trabalhar com doenças crônicas e a saúde da criança. Nós temos que abranger a saúde da mulher, da criança, as condições crônicas, que são as doenças crônicas e a educação da juventude, porque nós estamos numa situação que nos obriga a ter como prioridade, esses pontos.”.

DEIXE UMA RESPOSTA