Uma parceira entre a Comissão do Meio Ambiente da OAB/MA – Subseção de Balsas, Secretaria do Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros decidiu dar cara nova à cidade, em vários pontos turísticos, que irão favorecer a participação da população em âmbito educacional e prático.

As ações começaram na manhã desta quarta-feira, 23/03, quando as três instituições se encontraram às margens do Rio Balsas, no Porto dos Caraíbas, lugar que deu origem à cidade (em estado degradável), marcando início dessas atividades, que deverão seguir durante o triênio da nova equipe da OAB. Para a advogada Midjie Kelli da Silva Passos, uma das coordenadoras da Comissão formada por 04 jovens advogadas, o projeto batizado como “Amor ao Rio Balsas” busca despertar e conscientizar os balsenses sobre a importância do meio ambiente em nossas vidas.

O secretário de Meio Ambiente, Rui Arruda, sinaliza preocupação com a chegada do mês de junho, quando as festividades religiosas e culturais acendem com a chegado do turismo já permeiando as férias e aumentam o fluxo de pessoas nas margens e leito do Rio Balsas.

Mas os cuidados não devem estar presentes apenas nas margens do rio e sim em toda a cidade, porém, o secretário reafirma a reeducação da população. Nestes meses de chuva muitos materiais de construção abandonados nas calçadas se juntam ao lixo desordenadamente lançado em terrenos baldios e em vias públicas, pegando carona nas enxurradas direto para o leito do rio.

Do Corpo de Bombeiros do 4º BPM/Balsas, o Subtenente F. Mota fala do amor ao meio ambiente.

Enquanto entrevistávamos as equipes, aguardavam-se a chegada de um guincho para recolher uma árvore ribeirinha centenária, de grande porte, caída desde o início da temporada de chuvas na região. Outra equipe da Infraestrutura roçava o matagal sob a Ponte da Amizade e degraus abaixo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA