Durante a programação da Feira, Sebrae e parceiros realizaram inúmeras ações voltadas ao desenvolvimentos dos pequenos negócios da região.

Começou nessa segunda-feira, 16/05, a maior feira de agronegócio do estado do Maranhão – o Agrobalsas, que este ano pretende movimentar cerca de R$ 4,5 bilhões em negócios, atraindo um público de 120 mil pessoas.  Parceiro do evento, o Sebrae traz para esta edição a Arena de Inovação, um espaço coordenado pelo parceiro Sebrae e que se tornou, logo no primeiro dia, foco de atração do público, reunindo temas como empreendedorismo rural, turismo e tecnologia.
Durante o primeiro dia, a Arena de Inovação recebeu dezenas de visitantes que procuram conhecimento para alavancar seus negócios de forma inovadora. “Temos muito prazer em oferecer aos empreendedores que visitam o Agrobalsas, ideias inovadoras por meio das nossas soluções empresariais, assim como nos alegramos em reunir, num único espaço, nossos parceiros que muito contribuem para o desenvolvimento regional. O Sebrae trabalha de forma conjunta, acredita nas parcerias e participar de um evento com a envergadura do Agrobalsas é de extrema importância para os negócios do estado do Maranhão”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho, que esteve presente em toda programação de abertura da Feira.
A estrutura da Arena de Inovação e Empreendedorismo possui 600m² e oferece  serviços voltados para conhecimento inovador, tendo como parceiros o Ecossistema de Inovação de Balsas, Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia da Informação (SECTI), Fundo de Amparo a Pesquisa e Extensão do Estado do Maranhão (FAPEMA), Polo Turístico da Chapada das Mesas, Aduela Ventures, AVATI, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Ministério Público do Estado do Maranhão (MPMA) e Prefeitura Municipal de Balsas.
Com tema “Conectividade Cerrado: o grande celeiro”, a Feira, que acontece na Fazenda Sol Nascente, é tradição entre os produtores regionais e reconhecida nacionalmente por contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, tendo a  promoção e realização da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (FAPCEN).
“Balsas está em franco crescimento e a inovação vem impulsionando ainda mais o empreendedorismo local. Uma região rica, de pessoas que contribuem com o desenvolvimento do nosso estado. Para realizarmos o evento, firmamos parcerias fortes com entidades, instituições e o poder público municipal com objetivo de desenvolvermos ações importantes, como o Programa Cidade Empreendedora, o Ecossistema de Inovação de Balsas, dentre outras. O Sebrae sempre do lado, sempre fazendo sua parte, buscando cada vez mais aperfeiçoar essas relações e, assim, fazer com que o Maranhão cresça cada vez mais forte, acreditando no empreendedorismo que transforma”, frisou o diretor superintende do Sebrae no Maranhão, Albertino Leal.
Ainda durante a abertura do Agrobalsas, várias autoridades passaram para conhecer e prestigiar a Arena de Inovação. O governador Carlos Brandão e o prefeito de Balsas, Erik Augusto, foram recebidos pelos expositores, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Raimundo Coelho e pelos diretores executivos do Sebrae Maranhão – Albertino Leal (diretor superintendente), Mauro Borralho de Andrade (diretor técnico) e Rachel Jordão (diretora de Administração e Finanças). Vale destacar, que além da programação de conhecimento, a Arena de Inovação e Empreendedorismo, está com uma série de serviços voltados para os pequenos negócios.
“O Agrobalsas cresceu significativamente e é reflexo do desenvolvimento da cidade de Balsas e região. É muito bom ver como o evento tomou esta magnitude e que fazemos parte dessa história. É através desse olhar que comprovamos como a região se desenvolveu. E o Sebrae contribui de forma positiva com esse desenvolvimento territorial e econômico da região. Aqui, assim como em todo o país, não medimos esforços para incentivar o empreendedorismo e fazer com que os pequenos negócios cresçam de forma competitiva e sustentável”, destacou Borralho.
Palestras e painéis
Na programação de conhecimento da Arena de Inovação, hoje, 17 de maio, a partir das 14h00 acontece o “Desafio Inov.Agro” e Maratoninha Maker; às 14h00, a palestra “Compliance para os Pequenos Negócios”, com o desembargador José Gonçalo e às 15h00,a  palestra Agrocomputação – Agência de Inovação UEMA e Mestrado em Agro e Meio Ambiente.
Às 18h00, acontece o painel O potencial da Inovação Social como fator de desenvolvimento econômico no Maranhão – Inova Talks: estudo do conceito net zero energy para implantação de fontes de energia renováveis e aplicação em uma granja de suínos em Balsas. Já o painel Empreendedorismo Feminino, com a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Maranhão, Rachel Jordão, acontece às 19h00.

DEIXE UMA RESPOSTA