É a primeira vez que a Igreja Católica celebra o Dia Mundial dos Avós. O Papa Francisco institui a comemoração que deve ser celebrada a partir de agora, todos os anos, no último domingo de julho.
O celebrante da Santa Missa Dominical, ontem, 25/07, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus, foi o bispo da Diocese de Balsas/MA, Dom Valentim Fagundes de Meneses. A missa foi uma espécie de lembrete para crianças, jovens e adultos do 1º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, cujo tema é “Estou Contigo Todos os Dias”, no Brasil, promovido pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e pela Pastoral da Pessoa Idosa.
O Dia dos Avós passa para o calendário da igreja católica comemorado no dia 26 de julho, data em que a Igreja celebra a festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo. A data foi escolhida pelo papa Paulo VI, no século XX e presta homenagem aos santos, que segundo a tradição cristã, conceberam Maria mediante a ação do Espírito Santo, visto que o casal era considerado estéril.
O Papa Francisco, diz ao longo de seu pontificado, em seus discursos e ações, a importância das pessoas idosas na vida dos mais jovens e da família, “o Documento de Aparecida nos recorda: Crianças e anciãos constroem o futuro dos povos; as crianças porque levarão por adiante a história, os anciões porque transmitem a experiência e a sabedoria de suas vidas (DAp 447). Esta relação, este diálogo entre as gerações é um tesouro que deve ser conservado e alimentado”, alerta Francisco.
Em sua homilia, Dom Valentim disse que “os avós são anjos para os netos e os netos precisam ser anjos para os avós”. O bispo reflete ainda as palavras do profeta Joel 2.28, quando acentua que “os velhos terão sonhos, os jovens terão visões”.
Chefe da igreja católica, no sul do Maranhão, Dom Valentim recomenda que os idosos têm o tempo gratuito de oração. E completa: “Idosos, vocês não sabem o que a oração tem feito na humanidade. A oração tem força e é o bem que sustenta a humanidade e o idoso tem mais tempo… no seu ritmo”.
Ao final da missa, equipe da Pastoral da Pessoa Idosa, coroa os avós, que recebem do bispo água benta, pelo seu 1ª dia, no calendário religioso.