Dia 03 de junho foi o primeiro domingo do mês de junho é reservado para a descida de balsa (feita com talos de buriti) com a imagem do santo padroeiro do município de Balsas/MA, Santo Antônio, para o qual são dedicados 13 noites de festejo. Também foi comemorado o Dia do Rio Balsas na 21ª procissão fluvial envolvendo barcos, boias e jet ski.

Dezenas de pessoas e devotos do santo, aguardavam a tradicional chegada na Beira Rio para a celebração da missa, que teve como celebrantes o bispo da Diocese dom Enemésio Ângelo Lazzaris e os padres José Alberto e Genivaldo Ribeiro Sousa.

Durante a missa, bispo e padres pediram mais cuidados com a natureza e em especial com o rio, que deu origem à cidade e que nos diverte e alimenta.

O senhor Norberto Castro da Fonseca Neto é assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Estado e segundo ele, veio a Balsas para inspecionar o Parque Centenário para conferir se realmente está satisfazendo a população e ficou impressionado com a grande mobilização que a população faz em prol do rio. Ele disse à reportagem deste Jornal que não pensava em encontrar um rio tão fantástico “com suas margens tão agradáveis, pois os pontos que me disseram de assoreamento, isso é normal, mas não posso falar diretamente sobre outros pontos porque ainda não tive a oportunidade de conhecer todo o leito do rio.”.

Um dos organizadores da descida e devoto de Santo Antônio, o advogado Edilson Ribeiro disse que “este evento serve para lembrar a cada um de nós balsenses a importância do rio. Não só vir aqui pessoalmente e tomar banho, mas lembrar que outros precisam. Então, todos nós vamos permanecer nesta luta de conservar o rio, porque ele pede socorro.”. Edilson acentuou ainda, que “ele é o nosso maior patrimônio e não é só a cidade de Balsas que se beneficia com estas águas, tem outras cidades e graças a Deus, muita gente depende de suas águas, em pleno século XXI. Existem muitas cidades grandes, por aí, que não tem mais um rio como este. Então, cabe a nós a defesa ferrenha a favor da vida do Rio Balsas.”.

O secretário de Meio Ambiente municipal, Rui Arruda, frisou que “o rio pede socorro”. Nós, como seres humanos temos que ter mais carinho com nosso rio, a exemplo do IDERB, do Dejaci do ICMBio e de várias pessoas que se prestam a cuidar das nascentes e adjacências do Rio Balsas. É inigualável nossa união: a sociedade, os órgãos públicos e a igreja, e também Santo Antônio, para fazer um esforço e lutar para fazer com que sempre tenha mais pessoas engajadas com essa ideia da proteção do Rio. Você já viu que temos plantado muitas árvores nas margens do Rio, mas, infelizmente muitas pessoas arrancaram. Mas vamos continuar plantando”. Concluiu o secretário de Meio Ambiente de Balsas.

Ao final da missa, mais de 2.000 alevinos de Tambaqui foram soltos no rio.

 

DEIXE UMA RESPOSTA