A festa de debutante do Terço dos Homens, de Balsas, foi comemorado com estilo apropriado, no Clube CRB, na noite deste sábado, 14/04, entre os participantes, familiares e padrinhos onde a própria banda do grupo cantou vitórias.
Aos 15 anos de existência, 12 bairros, incluindo o Centro, são contemplados com o Terço dos Homens, que forma 21 grupos (dentre eles 09 são do Terço das Mulheres, também criado por eles) têm apresentado muitas revelações de Maria aos homens que lhes apegam em suas dificuldades e sofrimentos, como afirmou uma testemunha.
Mensalmente, a equipe tem calendário fixo de oração, como no 2º domingo de cada mês o Terço dos Homens faz visitação à Fazenda da Esperança, também é responsável pelo 3º domingo na missa da Catedral, no 4º domingo celebração no bairro Santa Rita de Cássia, no 3º sábado na comunidade Bom Jesus, toda sexta-feira tem oração nas famílias.
Jango Ferreira foi quem deu início ao Terço dos Homens. Segundo Jango, a partir das dificuldades que vinha passando na sua vida, cumpriu a promessa de propagar convidando amigos para, pela fé, aumentar o grupo, que hoje conta com mais de 300 homens.
Como ele, muitos amigos e até desconhecidos foram trazidos em busca de transformação e salvação de suas vidas, que ora passaram por maus bocados, como o caso de Antônio Gaguinho. “Quando ele começou a ter um problema com alcoolismo e a gente foi fazer uma oração, a convite de sua esposa, fomos à sua casa. Ele suava tanto que o odor do álcool sai em seu suor. Ele havia chegado da praça do Mercado Municipal, onde comprava pinga para os demais colegas ali. Quase não saía dali. Pouco trabalhava e dava conta de seus compromissos, no comércio que possuía.”. Neste momento Jango sente até um arrepio: “mas nossa fé em Maria é muito grande, e sentimos a sua presença naquele momento”. E concluiu: “aos poucos foi abandonando o álcool e hoje é um grande homem entre nós. Um grande colaborador do Terço dos Homens”.
Entre os testemunhos declarados durante a cerimônia, Daluz Almeida comentou sobre a importância do Terço para a sua família, juntamente com o esposo Wilson Vieira, que sofria muito com o consumo excessivo de álcool. “A entrada de meu marido no Terço e na igreja foi fundamental, porque meu esposo bebia muito, como eu falei ali. Então a importância da igreja na família é muito significativa. A gente, com fé, a gente vence qualquer batalha.”. Daluz, concluiu dizendo que “a questão era que ele gostava de tomar uma cervejinha e às vezes passava dos limites. Hoje temos uma família de paz.”.
O pároco pe. José Alberto, celebrante da missa dos 15 anos, também recebeu uma das comendas de homenagem aos parceiros e aos muitos colaboradores, além de ser reconhecido como substituto de pe. Pedro, um dos pilares do Terço, disse que “O Terço dos Homens é uma benção de Deus para nossa igreja, para nós cuidarmos da nossa Paróquia e com certeza principalmente para suas famílias. A partir do Terço, do encontro entre eles, a partir da missão que eles têm na igreja, o homem vai encontrando sentido para suas vidas. Vão encontrando a presença de Deus que os vai abençoando e ao mesmo tempo vai fazendo com que eles vão se libertando de tudo aquilo que por alguma razão ou outra estava aprisionando. Claro que o Terço não existe só para situação de problema, mas à medida que a gente procura buscar a espiritualidade através da nossa fé e principalmente como filho de Maria, a gente já vai também nos blindando de todos os males possíveis, principalmente nos dias de hoje”.
Entre os muitos homenageados pela parceria que mantêm com o Terço dos Homens, estavam: