No país inteiro a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é comemorada pelas APAEs como uma mobilização que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e da garantia de direitos.

Em Balsas, uma carreata ao nascer do sol chamou a atenção dos moradores, comerciantes e público em geral como alerta para a abertura da semana especial (21 a 28) o tema é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”, com atrações todos os dias, abertas ao público. VEJA:

Programação da Semana Nacional – APAE Balsas-MA

A Apae de Balsas conta hoje com uma média de 300 apaeanos inscritos, porém os que frequentam chega a 130, segundo a Coordenadora Luciana Cardoso, “de 21 a 28, em todo o país acontece um movimento da Federação Nacional das Apaes e a de Balsas, que também é filiada, ela aderiu a esse movimento. É uma ação muito importante que é a sensibilização, a mobilização para implementação de Políticas Públicas em prol da pessoa com deficiência”.

Luciana reforçou a movimentação durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla comentando das necessidades e os meios de arrecadação para a manutenção da Apae/Balsas. Para ela, “a Apae tem diversos colaboradores, mas poderíamos ter muito mais. A gente precisa até divulgar nossos trabalhos feitos aqui na Apae. Este movimento é o momento sério, é o movimento confiável e que precisa da contribuição das pessoas. Nós temos A sistemática carnês. Então a pessoa vem, pega o carnê e contribui com a quantidade que ela achar que pode contribuir. A gente precisa de fato dessa contribuição, precisa da adesão das pessoas. Que as pessoas visitem, conheçam como é que a Apae funciona e nós atendemos nas três áreas aqui: Desenvolvimento Social, Saúde e Educação. Diariamente temos atendimentos com diversos tipos de profissionais da área de Saúde, Assistente Social e Educação a fim de promover um serviço de qualidade e também ajudar a apoiar as pessoas com deficiência no município.

Alguns apaeanos de Balsas já atuam em diversas áreas no comércio do município, em empresas até mesmo pela questão Legal. Luciana diz ainda que há a lei da inclusão que “é o estatuto da pessoa com deficiência, que foi aprovada em 2015. As empresas têm a cota para atender. Nos procurem aqui na área de assistência social e aí a gente, com certeza encaminha esses jovens para estar preparando eles para o mundo do trabalho, não só aqueles que são atendidos aqui, mas toda a comunidade que a gente entende que tenha a necessidade de trabalho e que possa se encaixar na vaga de emprego.“. Concluiu Luciana.

DEIXE UMA RESPOSTA