Prazo que terminaria na última semana, foi prorrogado pelo Ministério da Saúde por conta da baixa procura. Grupos prioritários e população em geral devem ser vacinados nesta última etapa.

A campanha de vacinação contra a gripe no Maranhão, termina oficialmente nesta sexta-feira, 09/06. Em São Luís, de acordo com a prefeitura, a vacina estará disponível em 61 postos de saúde da rede de atendimento municipal.

Nesta fase, além do grupo classificado como prioritário, que engloba profissionais de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores de escolas públicas e privadas, a população geral também está sendo vacinada.

Por recomendação do Ministério da Saúde, a ação que terminaria na última semana, foi prorrogada para que a meta fosse alcançada. Das 201.187 mil pessoas que estavam previstas a serem vacinadas, até a quinta-feira, 07/06, apenas 69,83% desse público havia procurado os postos de imunização.

Do público imunizado, 69.955 mil das pessoas são crianças de seis meses a menores de cinco anos, 36.917 mil são trabalhadores da área da saúde, 12.402 são gestantes, 2.039 são mulheres puérperas (com até 45 dias após o parto) e 79.874 são idosos.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Helena Duailibe, a baixa procura é uma das principais preocupações da secretaria e por conta disso, as vacinas estarão disponíveis nos postos até o fim dos estoques. “Desde o início da campanha, a adesão foi baixa, o que nos preocupa, pois, a vacinação é uma das maneiras mais eficazes de prevenir doenças. Então, continuamos alertando a população para que continue procurando os postos. Vamos vacinar até os estoques terminarem”, enfatizou.

DEIXE UMA RESPOSTA