A 1ª reunião de 2022 da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança da Câmara Municipal de Balsas/MA aconteceu na manhã desta terça-feira, 05/04, para alinhar os objetivos da Comissão, junto aos órgãos públicos e privados como Poder Judiciário, Polícias Civil e Militar, Penitenciária, Guarda Municipal, CPA I 6, Batalhão de Bombeiro Militar, Conselho Tutelar e Casa das Marias.
Em agosto de 2021, uma audiência pública buscou identificar os pontos mais sobressalentes para a implantação de sistema de monitoramento, 20 locais foram restudados para a instalção de um circuito de câmeras de vigilância, como as entradas e saídas da cidade, áreas centrais, proximidades a instituições financeiras (Bancos e lotéricas), locais de muita movimentação (comércios) e possíveis rotas de fuga de criminosos. O que já está em andamento, porém a passos curtos. Na época, foi colocado no papel a aquisição de 58 câmeras inteligentes com capacidade de ler a placa dos veículos e fazer um cruzamento com o sistema da polícia civil para identificar se aquele carro tem registro de ocorrência de roubo ou furto, ou está envolvido em algum crime.
A cada dia aumenta o número de roubos e homicídios nos 13 municípios que formam a comarca de Balsas, no sul do Maranhão e o que antes era motivado pelo crescente consumo de entorpecentes, crimes hediondos, violência contra a mulher e mortes em vias públicas que dificultam as investigações pelas polícias Militar e Civil.
Preocupado com os recordes de homicídios em balsas, o vereador Cel. Medeiros, presidente da Comissão, propôs a reunião e para contar com o apoio das instituições.
Com o intuito de apontar soluções que resolvam os problemas de segurança para a população, o presidente acredita na união de todos e solicita uma delegacia de narcóticos, no município.
Ansioso pela instalação de uma delegacia de homicídios, Fagno Vieira, chefe da 11ª Delegacia Regional de Balsas, acredita que uma unidade do Instituto de Criminalística (INCRIM) poderá reduzir ainda mais o número de crimes entre facções na região.
O comandante do Corpo de Bombeiros Militar, do 4º BPM, Ten. Cel. Willys Pablo, almeja que a reunião dê continuidade aos objetivos da Comissão, em relação aos pontos ressaltados.
Também, membro da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, o vereador Guilherme Dall’agnol, analisa o sistema de segurança que será de grande importância para o município e região.
[pro_ad_display_adzone id="1326"]